Dia da Mulher é comemorado neste domingo

Em Porto União foram implantadas inovações voltadas às mulheres cadastradas no Sistema Único de Saúde. As ações são trabalhadas diariamente pela Secretaria de Saúde e agora ainda mais com a chegada do dia Internacional da Mulher: 8 de março.

  

Os principais atendimentos realizados pela equipe da saúde são a assistência ao pré-natal, reunião semanal com as gestantes; consultas ginecológicas; planejamento familiar; saúde mental; apoio social e psicológico; ambulatório de patologia do trato genital inferior, incluindo realização de biópsia de mama e cirurgias ginecológicas e oncológicas, mediante convênio com o Hospital São Braz; e Ambulatório de Climatério e Menopausa.

  

O dia da Mulher foi oficializado em 1910, em homenagem às mulheres que morreram queimadas durante um protesto numa fábrica têxtil, nos Estados Unidos, em 1857, no qual reivindicavam melhores condições de trabalho.

  

Porém, esta data não tem somente este objetivo, mas também o de fazer com que toda a sociedade reflita sobre o papel social da mulher, sendo de extrema importância a reflexão sobre diversos temas que as envolvem.  Neste contexto, há três temas primordiais sobre os quais devemos nos conscientizar: as desigualdades sociais, a violência e a saúde da mulher.

  

Por muitos anos, as mulheres lutam por direitos e respeito dentro da sociedade, tantas conquistas já foram realizadas, porém ainda existem muitas desigualdades de gênero. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, estima-se que serão necessários 87 anos para igualar salários de homens e mulheres e conforme conclusões do grupo Catho, em 2005, a diferença salarial entre os gêneros era de 52% a mais para o salário dos homens.

  

A mulher ainda é vítima de muita discriminação e violência, não somente física, mas também psicológica e moral. Estima-se que uma em cada cinco brasileiras já declarou espontaneamente ter sofrido algum tipo de violência por parte de um homem. A cada 15 segundos uma mulher é espancada por um homem no Brasil.  (Fonte: Fundação Perseu Abramo). Estes dados nos fazem refletir o quanto a sociedade precisa evoluir e também o quanto a mulher precisa reagir diante de tais situações.

  

Em 2006 foi decretada e sancionada a Lei 11.340, mais conhecida como “Lei Maria da Penha”, na qual dentre as várias mudanças, está o aumento do rigor nas punições dos agressores, que acometeram agressões contra a mulher no âmbito doméstico ou familiar. Além disso, ela define o que é a violência doméstica e familiar contra mulher; cria mecanismos para coibi-la; dispõe sobre a criação de Juizados de Violência Doméstica e Familiar para a Mulher e possibilita a prisão do agressor em flagrante. Esta lei recebeu este nome em homenagem a cearense Maria da Penha Maia, que foi agredida pelo seu marido durante vários anos, chegando a ficar paraplégica.

 

  Dentro de todo o contexto que a mulher vive, é de suma importância a manutenção da boa saúde da mulher, a qual exige uma série de cuidados e atitudes preventivas, por isto é importante que cada mulher faça o seu acompanhamento médico regular. Pensando nisso, o Ministério da Saúde criou o Programa da Saúde da Mulher, que visa realizar atendimento integral à sua saúde.