Patrono da Aviação Brasileira recebe homenagem póstuma

O vice-prefeito de Porto União, Anízio de Souza, representou o prefeito Renato Stasiak na cerimônia de homenagem póstuma ao Capitão João Ricardo Kirk. Organizada pela Academia de Letras Vale do Iguaçu (ALVI), na tarde de terça-feira, 03, no Cemitério Municipal, a cerimônia destacou a importância desse personagem na história da Guerra do Contestado, que definiu os limites de Paraná e Santa Catarina.

Ricardo Kirk morreu num acidente aéreo em 1915 ao retornar de uma missão de combate a jagunços. O corpo de Kirk foi sepultado em Porto União e mais tarde os restos mortais foram transladados para o Rio de Janeiro. Devido a sua importância histórica, Kirk foi consagrado patrono da aviação do Exército Brasileiro.

Durante a cerimônia, que teve a participação do 5º BEC, da Banda Emilio Taboada Diaz, de alunos da Escola Municipal João Fernando Sobral, o historiador Joaquim Osório Ribas destacou a importância do Contestado na formação regional. Também esteve presente ao ato o ex-prefeito de Porto União, Vitor Buch Filho, acompanhado da esposa Célia, um dos incentivadores pela criação do monumento ao Capitão Kirk na antiga estrada de Palmas em General Carneiro, local do acidente que vitimou o aviador.