Segurança Pública mobiliza comunidade escolar

A Administração Municipal de Porto União tem realizado um cronograma extenso nas escolas da rede municipal envolvendo toda a comunidade escolar. Desde o dia 18 de abril até 05 de maio, várias reuniões envolvendo pais, alunos, policiais militares, profissionais da secretaria de educação, vereadores, prefeito e conselheiros escolares estão acontecendo para discutir alternativas que venham a somar à segurança das escolas.

Vinte instituições escolares participam do cronograma de reuniões que acontecem inclusive no interior do município.

O prefeito Eliseu Mibach tem enfatizado que o que for possível fazer em termos estruturais será feito. Entretanto cada comunidade tem uma particularidade. Algumas escolas demandam de câmeras de monitoramento enquanto outras pedem levantamento de muros por exemplo. Por isso é tão importante a participação de todos os envolvidos para que as melhorias sejam feitas conforme a necessidade e que não haja desperdício de recursos.

A rede de segurança escolar, proposta e administrada pela Polícia Militar, é mais uma ferramenta desenvolvida para dar celeridade e assertividade aos atendimentos. O Comandante da Polícia Militar em Porto União Paulo Ricardo Galle explica que procedimentos como
➡️classificar os policiais por perfil e habilidade comportamental para atuar com o público escolar;
➡️fortalecer a rede de comunicação entre os envolvidos;
➡️ treinar os profissionais das escolas para situações emergenciais e
➡️ aumentar o policiamento são ações possíveis e necessárias.

Galle ainda complementa que é natural que a tensão do momento atual propicie um terreno fértil para a difusão de boatos. Por isso é tão importante que haja equilíbrio entre a proteção e o pânico evitando gerar histeria e desserviço.

A Secretária Municipal de Educação Aldair Wengerkiewicz Muncinelli explica porque a participação dos pais e professores é fundamental nesse momento de apreensão. Segundo Aldair, o próprio comportamento do aluno em sala de aula pode indicar propensão à agressividade vitimando inocentes. Por isso o cuidado com o bullying surge junto com o tema segurança e os professores são fundamentais na identificação dessas situações. O mesmo se aplica aos pais que podem auxiliar conversando com seus filhos, verificando seus materiais e o tipo de conteúdo que estão acessando pela internet.