Ontem pela manhã o prefeito Eliseu Mibach assinou a ordem de serviço autorizando o início dos projetos e execução de equipamentos turísticos como bondinho e tirolesa no Complexo Turístico Morro da Cruz.

O investimento de mais de três milhões de reais visa a integração de Porto União em rotas turísticas já consolidadas e outros projetos de grande envergadura como o Caminho do Rio do Peixe nas cidades do Meio-oeste Catarinense, tendo o turismo com uma excelente fonte de geração de renda para municípios com belezas naturais onde Porto União será o ponto inicial.

Os espaços ociosos no entorno do Rio Iguaçu são excelentes alternativas para a construção de espaços de lazer e integração, ao mesmo tempo em que podem ser usados como fonte de renda para a população e diversificação da *economia regional*. O projeto propõe a integração dos pontos turísticos urbanos como o Morro da Cruz, o Balneário Santa Rosa, Parque do Centenário, Instituto Grünenwald entre outros.

👉A conexão entre o Instituto Grunenwald, Morro da Cruz e Parque do Centenário poderá ser feita futuramente por meio de um teleférico (bondinho).

👉A tirolesa partirá do topo do Morra do Cruz com destino ao Parque do Centenário.

Haverá funicular (tipo especial de caminho de ferro utilizado para subir terrenos muito inclinados) ligando o topo do morro à Via Sacra.

👉O Parque linear será mais uma opção para aproveitar os espaços nas margens dos rios Iguaçu e Pintado.

Novas trilhas serão abertas no Morro da Cruz aproveitando alternativas como arvorismo, downhill e trenó de montanha.

👉No topo do morro serão construídos mirantes, área comercial, estrutura com banheiros e bebedouros e a estação funicular assemelhando-se à estruturas de sucesso implantadas em outras cidades turísticas.

A empresa G.E.E. Soluções Sustentabilidade já vêm trabalhando desde ano passado na análise de viabilidade em parceria com a Secretaria de Planejamento e de Cultura e Turismo e agora os projetos estão ganhando forma definitiva.

As obras devem iniciar assim que os trâmites burocráticos, como licenças ambientais, forem concluídos. A empresa disponibilizou imagens de referência de como serão algumas das estruturas.

Pode ser uma imagem de 10 pessoas, ao ar livre e texto que diz "PORTO UNIÃO Cidade Cidade florida. - Imagens referência"