Primeira carga de água foi encaminhada aos atingidos pelas cheias

Segue a campanha organizada para arrecadar donativos à população da região catarinense atingida pelas fortes chuvas dos últimos dias. Na quarta-feira, 26, um segundo encontro com as entidades envolvidas na campanha na Prefeitura de Porto União discutiu os resultados de 24 horas de movimentação.

E na manhã de quinta-feira foram encaminhadas a Defesa Civil do estado 15 mil litros de água mineral. O caminhão seguiu da Destilaria Doble W com bombas de 20 litros e garrafinhas de 500 ml. Quem quiser comprar diretamente da empresa para encaminhar às vítimas do estado pode adquirir o galão (20 litros) com água ao valor de R$ 6,00.

O prefeito de Porto União, Renato Stasiak, acompanhou a saída do veículo, juntamente com o prefeito vizinho, Hussein Bakri, empresários, secretários e imprensa. Stasiak afirmou que essa foi a primeira ação tomada pela equipe, que de uma forma ou de outra esta colaborando. ”Estamos muito felizes porque essa grande quantidade de água, arrecadada com a ajuda de toda a população mobilizada com a tragédia, estará ajudando aos nossos irmãos catarinenses”, afirmou.  Ele demonstrou satisfação por que todos estão fazendo algo e a cada dia mais pessoas se dispõe a ajudar.

As Prefeituras de Porto União e União da Vitória e empresas colaboradoras realizam o transporte desses mantimentos. No Boletim da Defesa Civil das 15h (dia 27/11)  são 78.707 pessoas desalojadas e desabrigadas, 101 óbitos  e 19 desaparecidos confirmados até o momento.

Esta é a primeira carga da campanha. Para sexta-feira outra segue para o Vale do Itajaí. E assim sucessivamente, a medida que haja demanda.

O que doar:

Alimentos: trigo, arroz, feijão, óleo, leite em pó ou longa vida;

Material de higiene e limpeza;

Roupas;

Água Mineral.

Ficaram definidos dois pontos principais de coleta:

– Central da Cidadania, bairro Santa Rosa, em Porto União, telefone 3523 6204.

– Ação Social, antiga Prefeitura, em União da Vitória, telefone 3522 4748.

Além destes pontos estão a disposição as Polícias Militar, Civil e Regional de Porto União, União da Vitória e Cruz Machado, Corpo de Bombeiros, 5º BEC, Associações de Moradores dos bairros, escolas, instituições de ensino superior, igrejas, Apae, Apadaf, Alac, mercados, postos de combustíveis, instituições militares e diversas entidades da região. Vale lembrar que todas as doações estão sendo cadastradas nestes pontos demonstrando assim a transparência na campanha.

A campanha segue nas ruas também. Vários pelotões do 5º BEC passam nas residências arrecadando as doações. No sábado o Grupo Escoteiro Iguaçu, Lions e Leo Clube estarão com várias equipes nas ruas também, realizando todo o recebimento das doações.

Para quem deseja ajudar em dinheiro as contas disponibilizadas pela Defesa Civil são as seguintes:

Banco do Brasil – Agência 3582-3, Conta Corrente 80.000-7 / Besc – Agência 068-0, Conta Corrente 80.000-0. O / BRADESCO S/A – 237 Agência 0348-4, Conta Corrente 160.000-1 nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil, CNPJ – 04.426.883/0001-57.

O site para informações atualizadas sobre a situação dos municípios você ode encontrar no site: www.defesacivil.sc.gov.br