Porto União comemora aniversário da imigração alemã no Brasil

 

No dia 25 de julho o Brasil comemora os 190 anos da chegada dos alemães no país. Com isso, o Instituto Cultural Grunenwald realiza uma programação especial no sábado, 26, na Praça Hercílio Luz, em Porto União.

 

A festividade inicia às 8h e vai até o final da tarde com exposições, músicas típicas e a venda de produtos da cultura alemã.

 

O grupo pretende com esse trabalho de sábado dar destaque a colonização alemã no município, evidenciando todos os aspectos que envolvem as tradições germânicas e mostrar isso para a população. “No início a maior parte dos imigrantes eram alemães e acreditamos que até hoje seja assim”, destaca Elio Weber, presidente do Instituto.

 

“Queremos reviver um pouco do nosso passado e valorizar o trabalho que os nossos antepassados fizeram aqui na nossa região. Se não fizermos nada agora, no futuro com certeza cairá no esquecimento”, explica Weber.

 

Para a realização do evento o Instituto conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Porto União.

 

Programação:

8h – Abertura do evento com hasteamento das bandeiras e execução dos hinos do Brasil e da Alemanha.

10h – Abertura da exposição de fotos antigas de famílias de imigrantes alemães e descendentes.

Lista de nomes das famílias e dos navios que trouxeram os imigrantes de 1824 até 1830 para colônia de São Leopoldo (RS).  

Lista de nomes das famílias de imigrantes e dos navios que vieram para colônia Dona Francisca, hoje Joinville (SC) nos anos de 1850 até 1870.

 

10h30 – desfile com as bicicletas típicas nas ruas centrais de Porto União e de União da Vitória.

 

11h – Abertura de um barril de chopp para comemorar o dia da colonização alemã no Brasil.

 

11h – Início da venda de chopp e de bratwurst.