Prefeito Anízio participa de abertura de programa em Santa Cruz do Timbó

O Prefeito Anízio de Souza participou na manhã desta segunda-feira, 21, da abertura do Programa organizado pela Cooperalfa, de Olho na Qualidade Total Rural, realizado em Santa Cruz do Timbó. O evento foi coordenado pelo consultor do Sebrae, Ricardo José Lara, que deu as diretrizes do programa aos empresários rurais.

 

O programa tem como objetivo o treinamento e consultoria dos proprietários de empresas rurais a implantar as ferramentas do ‘5 esses’ para pequenos negócios (O Programa teve origem no Japão na década de 50 e é chamado de 5 S’s porque as palavras em japonês começam pela letra “S” – Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke), a partir da apresentação dos conceitos e princípios relacionados à eliminação do Desperdício, Descarte, Organização, Limpeza, Higiene e Ordem Mantida.

 

Direcionado a grupos de 15 a 18 empresas rurais, o Programa é composto de seis módulos, totalizando 23 horas de treinamento e cinco horas de consultoria nas propriedades rurais.

 

Cada módulo é desenvolvido em reuniões com um grupo formado por dois participantes de cada empresa rural (empresários e membros da família ou trabalhador).

A cada reunião, os participantes são preparados para conduzir uma determinada etapa da implantação dos 5 S’s da qualidade em suas empresas rurais.

 

“Este programa existe há 17 anos e está sendo trazido pela Cooperalfa para seus associados. Mostramos como a empresa pode desenvolver valores e como fazer a gestão dessa empresa. Com isso, queremos que os empresários rurais consigam visualizar melhor a empresa e que isso venha melhorar a qualidade de vida deles”, explicou Lara.  

 

“Este é um programa da Cooperalfa muito importante para a formação profissional e capacitação dos agricultores familiares, preparando eles para produzir com sustentabilidade econômica, social e ambiental e acima de tudo, gerando uma melhora na qualidade de vida para essas famílias”.

Para estar capacitado para a implantação de cada uma das etapas, o empresário rural é orientado sobre o passo a passo das tarefas de implantação, recebendo, além de textos de apoio, a orientação do consultor do SEBRAE na própria propriedade rural.

 

“Vocês não são proprietários rurais, vocês são empreendedores rurais, suas propriedades são empresas. E a empresa tem que ser organizada para ter lucro. É uma oportunidade de o agricultor ter conhecimento de aperfeiçoar a sua propriedade. Esse programa já foi oferecido aos produtores rurais antes e está de volta este ano”, falou o Prefeito Anízio.