Prefeito e equipe participam de visita técnica à SANEPAR

Prefeito Eliseu Mibach e uma grande comitiva composta por diversos representantes da sociedade civil, como vereadores, membros de conselhos municipais, polícia militar, presidentes de associações de moradores entre outros, participaram de uma visita técnica à SANEPAR, na tarde do dia 23.

O evento foi organizado pela secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meios Ambiente.

A visita incluiu as estações de tratamento de água e de esgoto onde foram explicados detalhadamente todo processo que garante água potável de qualidade e destinação correta dos resíduos de esgoto.

Uma das informações mais importantes repassadas foi a quantidade e a variedade de objetos encontrados na rede de esgoto que variam de fraldas até animais mortos. É salutar informar que esse tipo de material não pode ser descartado na rede de esgotos porque além do risco de entupimento de tubulação, torna o processo de tratamento mais moroso e caro.

Eliseu aproveitou a oportunidade para questionar os últimos eventos relacionados à falta de abastecimento e a água turva, relatada por muitos munícipes. Entretanto reconhece que a SANEPAR ficou sem firmar contrato de 2005 à 2018, o que inviabilizou muitos dos investimentos necessários dado a crescimento da cidade. Ele ainda explicou que, mesmo depois de ter assinado o contrato entende que as obras demoram porque há a fase dos projetos e aquisição de materiais. Até 2033 está previsto em contrato que mais de 90% da cidade terá rede de água e esgoto e com os últimos investimentos a expectativa é que que haja melhoria considerável nos serviços prestados.