Auxílio aos catarinenses continua

O trabalho de arrecadação de donativos destinados à população atingida pelas cheias do Vale do Itajaí e litoral catarinense reduziu o ritmo nas ruas, porém na Central da Cidadania, a equipe continua trabalhando, em Porto União. Com a grande quantidade de roupas e mantimentos recebidos durante a semana passada, a separação de todo o material continua.

Nesta terça-feira, 9, foram encaminhados a Defesa Civil do estado mais de 80 mil peças de roupas e calçados. O caminhão saiu durante a tarde da Central da Cidadania. A reunião na segunda-feira passada com a equipe envolvida com o serviço, tanto do Paraná como de Santa Catarina, encerrou o trabalho de arrecadação oficialmente, porém as doações continuaram chegando até os postos de arrecadação. Todo o material deverá ser encaminhado enquanto houver as doações, afinal toda a população quis auxiliar diretamente as famílias atingidas.

O número de vítimas fatais por causa da chuva em Santa Catarina subiu para 123 na noite desta segunda-feira com a confirmação da morte de uma criança em Ilhota, no Vale do Itajaí. 29 pessoas ainda estão desaparecidas, conforme Boletim da Defesa Civil.  Estão desabrigados e desalojados em Santa Catarina 33.475 pessoas, sendo 6.239 desabrigados — aqueles que estão em abrigos públicos — e 27.236 desalojados — quem está na casa de parentes ou amigos.

Para quem ainda deseja doar algum produto, a Defesa Civil solicita que sejam priorizados os seguintes materiais:

Produtos de Higiene Pessoal

sabonetes, escova de dente, creme dental, rolos papel higiênico, caixa cotonete, shampoo’s, pentes, toalhas de rosto e banho, absorventes/ fraldas geriátrica.

Produtos para limpeza

vassouras, rodos, panos de chão, baldes, sabão em pó, água sanitária, sacos de lixo (50 e 100 litros), esponja, detergente.

Produtos infantis

fraldas, bicos, mamadeiras.

Produtos diversos

colchões, travesseiros, cobertores, roupa de cama, pratos de plastico (duráveis), copos de plástico (duráveis), talheres, sacos de plástico de 3 e 5 litros, sem ser de lixo, para condicionar kits de higiene pessoal, lonas plástica, utensílios doméstico.

Os produtos podem ser destinados a Central da Cidadania, no bairro Santa Rosa, em Porto União (telefone 3523 6204).  Mais informações no site www.desastre.sc.gov.br .