Três dias de alegria com a Festa do Steinhaeger e do Xixo

Se a primeira já foi boa imagine então como foi a segunda Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo. Animação e muita alegria foram fatores fundamentais para receber as mais de 40 mil pessoas que estiveram na Estação União desde a sexta-feira, 5, até o domingo.

A festa, organizada pela Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU), contou com a participação direta de todas as secretarias da Prefeitura de Porto União. O evento, mais uma vez realizado na divisa com União da Vitória, contou também com parceria da prefeitura vizinha, bem como vários colaboradores que contribuíram mais uma vez para o sucesso do evento.

Desfile pelas principais ruas, bicicleta do chopp, boa música, gastronomia alemã, bebidas, xixo, pastel, brincadeiras, apresentações de grupos folclóricos e muito mais foi oferecido à população que participou da festa em algum momento dos três dias.

O evento marcou também a abertura da programação natalina e o Papai Noel chegou em dois momentos. O primeiro foi o Papai Noel da CDL, que recebeu as chaves das cidades das mãos dos prefeitos: Renato Stasiak e Hussein Bakri. Outro momento alusivo ao Natal foi após o cerimonial principal no palco da festa.

A bicicleta do chopp ganhou luzes e cores com vários Papais Noéis passeando pelas principais ruas da cidade e distribuindo balas para as crianças.

A satisfação das equipes que se esforçaram durante meses na organização do evento, ou ainda nos preparativos com a estrutura, pode ser visualizado na manhã de segunda-feira. Apesar do momento ser de trabalho em dobro com a arrumação de tudo, limpeza do local e organização do material que será utilizado novamente ano que vem, o sorriso estampado no rosto de cada um era visível.

O prefeito Renato declarou que o suor valeu a pena, afinal mais de 40 mil pessoas prestigiaram o evento. “Tantas pessoas participaram e nós agradecemos por tudo isso, afinal organizamos uma festa aberta a população, principalmente às famílias, e o resultado superou mais uma vez as expectativas”, afirmou Stasiak.

A frente de todas as equipes, o presidente da ACIPU, Aloísio Salvatti, que hoje já está muito mais satisfeito. “Organizar uma festa como essa, que a cada ano ganha um porte ainda maior, é realmente complicado, mas com toda a equipe à disposição o resultado animou e quem ganhou com tudo isso foi o município, que fica mais conhecido para o turismo regional, nosso principal objetivo.”, explicou Salvatti.

Um relatório oficial será divulgado nessa semana, após uma reunião que deve ser realizada entre todos os colaboradores, mas adiantando, foram vendidos mais de 3.500 kg de xixo. Agradecimentos especiais a todos os animadores da festa principalmente aos grupos folclóricos do Renascer, bairro Santa Rosa; do 25 de Julho; Evolution, de Porto Vitória; Grupo de Luzerna; e de Blumenau, Fritz Muller, bem como ao grupo da Bicicleta do Choop, Kameraden. A animação da festa contou também com bandas locais e regionais que levaram músicas tradicionais germânicas e diversas para satisfazer o gosto popular.