Secretaria de Educação de Porto União realiza Seminário Municipal

Encontro definiu próximos passos do Pacto Nacional pela Alfabetização

na Idade Certa

 

A Secretaria de Educação de Porto União realizou no sábado, 09, o Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento aconteceu na sala de eventos do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv).

 

O Seminário é o resultado de um ano de estudos, leituras, discussões e sistematizações por toda a equipe municipal do Pacto. O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, cumprindo assim a 2º meta do Compromisso todos pela educação e a meta 5 do Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação. 

O encontro com professores de 1º ao 3º ano da rede municipal contou com mostra de trabalhos e banners das Unidades Educacionais e socialização da prática pedagógica das professoras alfabetizadoras. Durante o evento a Mestre Célia Ratusniak proferiu uma palestra sobre O processo de alfabetização na perspectiva do letramento


Os estudos realizados durante os dez encontros de formação de professores alfabetizadores realizados mensalmente durante o ano letivo de 2013 foram reforçados na fala da palestrante.