Vice-prefeito participa de Seminário em Brasília

O vice-prefeito de Porto União, Anízio de Souza, participou durante a semana passada em Brasília, do Seminário de Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais de Santa Catarina. Organizado pelas lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT), no estado  com a senadora Ideli Salvatti e os deputados federais Claudio Vignati, Décio Lima e Jorge Boeira. O objetivo do encontro foi mostrar os programas do governo federal nos mais diversos ministérios e como as prefeituras podem aproveitar os recursos disponíveis para aplica em projetos para o desenvolvimento dos municípios.

Divido em painéis, a abertura do seminário ocorreu no dia 31 de março, pela manhã, com o responsável pela relação entre governo federal e municípios, Júlio Marin. Participaram também do painel de abertura, o secretário de logística do Ministério do Planejamento, Carlos Henrique Moreira, e representantes da Caixa Econômica Federal, entre eles o vice-presidente do banco Jorge Hereda. O segundo painel foi dedicado às questões ligadas a segurança alimentar e nutricional com representantes do Ministério do Desenvolvimento Social.

A tarde, o terceiro painel discutiu os principais problemas e alternativas dos municípios  referentes a urbanização, habitação, saneamento e mobilidade urbana. Participaram representantes do Ministério das Cidades, com destaque para o Secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno Lima. Finalizando a programação de terça-feira, o quarto painel apresentou os programas disponíveis para agricultura familiar, desenvolvimento agropecuário e cooperativismo. Participaram representantes dos Ministérios da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Pesca, representado pelo titular da pasta Altemir Gregolin.

Na quarta-feira, 1, foram apresentados programas ligados ao Ministério da Educação e também a Defesa Civil por meio do Ministério da Integração Nacional. O sexto painel foi conduzido pelo presidente da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Francisco Basto Forte.

Uma importante fonte para o fortalecimento da economia de várias cidades, a implantação de programas para o desenvolvimento do turismo foi discutida por representantes do Ministério do Turismo. Programas relacionados ao esporte também tiveram espaço com a participação do assessor especial do Ministério, João Ghizoni.

Segundo o vice-prefeito Anízio, a realização desse tipo de evento é de extrema importância para a preparação de um bom administrador público. “Encontros como esses servem para orientar e preparar melhor os administradores públicos, possibilitando parcerias e convênios com o governo federal, resultando em obras e desenvolvimento para os municípios”, definiu Anízio.

Encerrando o seminário um debate sobre a conjuntura estadual e nacional com a senadora Ideli, deputados federais, lideranças do PT na Assembléia Legislativa, direção estadual e Fórum Catarinense de prefeitos e vices.

Em busca de recursos

Após o encerramento do seminário, Anízio permaneceu em Brasília, buscando recursos para Porto União. Na quinta-feira, 2, o vice-prefeito esteve no Ministério do Turismo e entregou o projeto da 3ª Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo. Logo depois, no Ministério das Cidades foi recebido pelo Secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno de Lima. Entre os pedidos estão a construção de ciclovias e passeios.

Encerrando a visita a capital federal, na sexta-feira, 3, Anízio foi aos gabinetes dos deputados Cláudio Vignati e Décio Lima. Na pauta das reuniões, o pedido para emendas ao orçamento federal. “Pelo menos 200 mil reais deverão ser liberados nos próximos dias para obras de infraestrutura, como pavimentação asfáltica, uma das principais reivindicações da população”, explica o vice-prefeito. Ainda de acordo com Anízio, os deputados Vignati e Décio deverão ser os principais representantes dos interesses de Porto União na Câmara Federal, após a saída de Carlito Merss, que assumiu a prefeitura de Joinville