Avaliação financeira da Prefeitura de Porto União é positiva

O Prefeito Renato Stasiak recebeu o relatório da Caixa Econômica Federal, sobre a situação financeira do Município de Porto União, apresentando os dados no período 2005/2008. As Despesas Orçamentárias acompanharam o crescimento geral das receitas, porém os investimentos cresceram 130%, considerando que no período o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) cresceu 32,7% e o ICMS 24,3% período 2005/2008, confirmando que em 2008 representou 18% do total das receitas.

O prefeito avaliou juntamente com a equipe financeira da Prefeitura os números em questão, sendo que a execução orçamentária demonstra presença de superávit em todos os exercícios e a situação liquidez é extremamente satisfatória, visto que os ativos financeiros são bem superiores às obrigações de curto prazo do Município. A projeção da capacidade de endividamento, após apurada a dedução dos compromissos, resultou em margens livres da ordem de 19%. Permitindo novos compromissos em 2009.

A situação do município perante os órgãos públicos federais e estaduais como SISBACEN, CADIN, SERASA, CRF-FGTS, RECEITA ESTAUDAL E FEDERAL, PGFN, SIJUR, TRIBUNAL DE CONTA é totalmente regular. Sendo o conceito do Município para o período 2005/2008 é o máximo, “AA”. Outro ponto a salientar segundo a Caixa Econômica Federal é a redução do Êxodo Rural, população que representa ainda hoje 16,57%. Levando em consideração que Porto União tem dívidas de muitos anos, com o INSS e FGTS, e a necessidade de recompra da Rodoviária pela Prefeitura, o único financiamento existente são os quarto caminhões Volvo, o qual tem o último vencimento em dezembro de 2009, e mais o ônibus para a educação cuja carência vence em julho de 2009.