Obras prosseguem em Porto União

Na tarde de segunda-feira, 11, o vice-prefeito de Porto União, Anízio de Souza, e o secretário de planejamento, Cláudio Tilgner de Souza, estiveram percorrendo as obras que estão em andamento no município.

A primeira parada foi na área central, que recebe atenção merecida no centro histórico: Praça Hercílio Luz e Estação Ferroviária. A praça passa por uma remodelação. Inicialmente as árvores mais antigas, que apresentam problemas a segurança da população, estão sendo podadas. Além das árvores, o que se prevê é uma modernização em todo o local, com o objetivo de deixar a praça mais familiar, com maior iluminação e segurança.

Já o prédio da Estação recebe mais cuidados. O fechamento de toda a área com a colocação de muros, grades originais e acabamentos finais tem por principal objetivo manter o patrimônio histórico do município em bom estado de conservação. A autorização para o trabalho foi aguardada pelo IPHAN, já que o local é considerado pertence ao Instituto.

O outro local visitado foi o Espaço Vivencial de Trânsito, na Praça Nereu Ramos. O chão recebeu pinturas especiais, como se fossem ruas para veículos. Nos próximos dias serão implantadas as placas de sinalização. Com esse local as crianças e escolas poderão utilizar o espaço para desenvolver atividades educativas sobre o trânsito.

No bairro Santa Rosa, a Rua Vitória Fernandes Luiz recebe o trabalho de implantação das galerias pluviais com a colocação de tubos. Várias ruas do bairro receberão a pavimentação nos próximos dias. Algumas tiveram seu início no ano passado e agora o trabalho é de conclusão da base por parte da Secretaria de Obras e dentro de alguns dias receberá o asfaltamento. O trabalho de pavimentação está sendo realizado com recursos já contabilizados e, como são recursos federais, tem um prazo para serem concluídos. A equipe se esforça para cumprir os prazos, finalizando assim a obra.

A Área Industrial de Porto União já está de cara nova. Além do Núcleo Educacional Jornalista Hermínio Milis, que atende crianças das proximidades, no local já pode ser visto o novo Ginásio de Esportes, que leva o nome de um dos moradores pioneiros da comunidade José Pylepke.

Finalizando a visita, o vice-prefeito e o secretário estiveram vistoriando as obras de finalização das 28 casas populares no Loteamento Santa Inês, próximo a Área Industrial. As famílias estão instaladas precariamente na Área Industrial e já visualizam as suas novas moradias. As casas não tiveram custo algum para as pessoas, pois houve a parceria entre o Executivo e a Companhia de Habitação (Cohab) de SC. Elas recebem os acabamentos finais feitos pela equipe da Prefeitura Municipal.