Matheus é vice-campeão Sul Americano de tênis de mesa

O mesatenista de Porto União, Matheus Magno Barbosa, foi recebido com festa no final de semana pela conquista do título de vice-campeão Sul Americano de tênis de mesa. A disputa, 14º Jogos Sul Americanos, ocorreu em Montevidéu, no Uruguai, reunindo estudantes de todos os países da América Latina.

Matheus, e o paulista Thales Pietro, conquistaram nas duplas o segundo lugar da competição. O nível fortíssimo envolvendo os melhores atletas da região sul do Brasil demonstra que o jovem porto-unionense tem uma longa estrada à frente no tênis de mesa.  

 Ele representa em primeiro lugar a sua escola, Coronel Cid Gonzaga, e depois o Clube 25 de Julho, o município de Porto União, o estado de Santa Catarina e, pela primeira vez, o Brasil. Essa é uma conquista que nenhum outro atleta de Santa Catarina alcançou até hoje. 

Matheus é um jogador nato, é rápido, inteligente, com estilo próprio. É tecnicamente comparável aos grandes jogadores de tênis de mesa mundial. Além dessas habilidades ele também se dedica ao estudo desse esporte, gastando longas horas de suas madrugadas com reprises incansáveis de vídeos sobre as técnicas que o levaram ao topo do tênis de mesa do Brasil. 

Nessa conquista muitas pessoas se envolveram incansavelmente, como Emerson Paulo Jacobs, monitor oficial que administrou a parte técnica e emocional de Matheus dando a ele uma formação especial e que o levou a essa vitória; Ivo Solanho, que coordena de forma profissional o tênis de mesa de Porto União, cuidando dos preparativos da viagem, documentos necessários e até se encarregando da agência profissional do mesatenista, para que nada saísse errado; Colégio Cid Gonzaga, que está apoiando decisivamente o Tênis de Mesa e dedicando uma atenção muito especial ao Matheus, colaborando com isso para sua recuperação efetiva inclusive como estudante; o Clube 25 de Julho, que com o seu Centro de Treinamento, proporcionou essa oportunidade ao Matheus; e, finalmente a Prefeitura de Porto União, em especial ao Prefeito Renato Stasiak que, nesse acontecimento, teve uma participação especial, fazendo com que o  Departamento Municipal de Esportes desse toda condição de transporte de  ida e volta a Curitiba para a conexão com o vôo para o Uruguai.   

Todas as pessoas envolvidas no tênis de mesa estão comemorando esse acontecimento e sabem que o atleta Matheus não vai parar por aí, com esse título somente. Certamente virão outros ainda maiores.