Sexto carregamento de doações segue na quarta-feira

Pelo menos 116 pessoas morreram e 31 estão desaparecidas na região do Vale do Itajaí e litoral catarinense atingidos pelas chuvas desde a semana passada. E, em Porto União a mobilização da campanha em prol dos desalojados e desabrigados continua.

A campanha foi iniciada na quarta-feira, 26, e nesta segunda-feira, 01, o prefeito Renato Stasiak se reuniu pela quarta vez com a equipe envolvida e definiu a finalização da primeira etapa da campanha. “Encerramos esta primeira etapa com a arrecadação de roupas, alimentos, água mineral e mantimentos, convocaremos novamente a equipe caso haja necessidade direcionada por parte da Defesa Civil do Estado”, explicou Stasiak.

O envolvimento da população, entidades e o trabalho da imprensa contribuiu muito para o sucesso na arrecadação de todo o material. Só na Central da Cidadania em Porto União as equipes continuam trabalhando na separação do material e ainda muita coisa está chegando. Em União da Vitória o trabalho também segue com a separação e o recolhimento dos donativos nos diversos pontos. A participação dos militares também foi prioritária. Tanto a Polícia Militar de Porto União como a de União da Vitória reuniu muito material. O trabalho das equipes e destacamentos ajuntou toneladas e toneladas de material.

No sábado a ação tradicional de final de ano das equipes do Lions e Leo Clube de Porto União, realizaram a tradicional arrecadação de Natal e dentre as arrecadações colchões, fogões, camas, roupas e alimentos. Os jovens do Mini TLC também participaram.

Na reunião de segunda-feira ficou acertada que já na quarta-feira segue para a região afetada mais um carregamento com mantimentos. O agradecimento da equipe além de ser direcionada a toda a população que está doando, parceiros e colaboradores, vai para o pessoal que transporta o material gratuitamente, empresários e motoristas.

Para colaborar ainda mais a população pode acessar o site oficial da Defesa Civil www.desastre.sc.gov.br, para trabalhar como voluntário ou colaborar com quantias em dinheiro na conta identificada pela Defesa Civil.

Doações já encaminhadas:

Até nesta terça-feira foram encaminhados cinco transportes contendo mantimentos a seguir discriminados:

– No dia 27 de novembro, uma carga de  616 bombas de 20 litros e 403 fardos de 12×600 ml, num total de 15.221,60 litros de água mineral da DISTILARIA DOBLE W.

– No dia 28 de novembro, foram levados um total de 15.400 peças de roupas e calçados, 2 colchões de solteiro, 2 colchões de casal e 1 acolchoado.

– Em 28 de novembro, mais um carregamento foi encaminhado totalizando 8.114 litros de água mineral, sendo 1.467 unidades de 500 ml; 09 unidades de 5 litros; 44 unidades de 6 litros; 141 unidades de 1.5 litros; 10 unidades de 2 litros e 342 unidades de 20 litros. Segue juntamente, o total de 645 unidades de 1 litro de leite longa vida; 26 pacotes e 12 latas de leite em pó.

– No dia 1º de dezembro, seguiu mais uma carga contendo: 832 kg de açúcar, 1.038 kg de trigo, 2.576 kg de feijão, 4.897 kg de arroz, 744 kg de fubá, 24 kg de sal, 4 kg de café, 457 litros de leite longa vida, 208 kg de alimentos diversos, 811 pacotes de macarrão, 166 pacotes de bolacha, 19 unidades de aveia, 7 unidades de doces diversos, 13 caixas de chá, 322 latas de azeite, 1.465 litros de água, 30 cestas básicas, 23 colchões de solteiro e casal, 890 unidades de produtos de higiene e limpeza e 3.520 unidades de roupas e calçados diversos.

– Outra carga no mesmo dia (1/12) contendo: 54 cestas básicas, 2.672 kg de açúcar, 580 kg de trigo, 1.736 kg de arroz, 269 kg de feijão, 263 kg de macarrão, 128 kg de fubá, 48 kg de sal, 10 kg de café, 1.148 kg de bolachas diversas, 1.186 kg de produtos diversos, 286 latas de óleo de soja, 2.221 litros de leite longa vida, 349 pacotes e latas de leite em pó, 58 caixas de achocolatado, 17 pacotes de papel toalha, 198 pacotes de fraldas, 134 fardos de papel higiênico, 930 unidades de produtos de higiene e 1.381 unidades de material de limpeza.