Projeto Criança no Trânsito conta com novidades

Uma verdadeira aula de cidadania é o que as crianças dos Núcleos de Educação Infantil de Porto União estão recebendo durante esse mês. O projeto Introdução Criança no Trânsito teve início na segunda-feira, 17, no Quartel da Polícia Militar, local onde acontecem as atividades.

Esse é o único projeto realizado em parceria com a Secretaria de Educação e Polícia Militar em que as crianças vêm até o quartel. Elas aprendem várias coisas sobre segurança no trânsito e ainda ficam conhecendo o trabalho dos policiais.”, explica a Coordenadora de Educação Infantil Cecília Kopko Tidre.

Para este ano a presença de várias autoridades foi ainda mais especial, pois uma novidade foi implantada nesse ano para as crianças. Uma mini cidade foi “construída” no estacionamento do quartel com pinturas demarcando ruas, passeios, sinalizações e ainda placas, semáforo e praças. Simulando uma cidade, a secretaria de educação providenciou motoquinhas para que os pequenos alunos vivenciem na prática como é estar junto ao trânsito.

Neste ano outra novidade é a equipe do Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas e Violência) disponibilizada para trabalhar com as crianças. A experiência deles com os maiores fez o trabalho se tornar mais fácil e divertido.

Para o Prefeito Renato Stasiak, que participou da cerimônia, “o aprendizado sobre as regras do trânsito para os pequenos é fundamental para o desenvolvimento da criança, pois ouvindo o policial eles colocam os ensinamentos em casa para seus pais. Com certeza isso fará diferença depois.”

As crianças e convidados foram recebidos pelo comandante da Polícia Militar, Major Mario Erzinger, que recepcionará todos os alunos durante as visitas no quartel.

O projeto

As crianças que participam do projeto tem idade entre quatro e seis anos e estudam na rede municipal de ensino, chegando a aproximadamente 600 alunos. A programação foi preparada para que todas participem da atividade, tanto as crianças da zona urbana como do interior e só termina no dia 2 de dezembro.

Alguns aspectos ensinados aos alunos: a importância do policial no trânsito, o uso do cinto de segurança, o uso da faixa de pedestres, o reconhecimento dos principais sinais de trânsito, a identificação e interpretação do semáforo, direitos e deveres dos pedestres e ciclistas, respeito à cidadania e visitas as instalações do prédio.