Vice-Prefeito Salvatti participa de reunião que discute a implantação de Campus da UFFS no Planalto Norte

O Conselho Estratégico Social (CES) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realizou no dia 3 de julho, a 1ª Sessão Extraordinária Ampliada. Cerca de 1.500 pessoas, integrantes das microrregiões do Sul do Brasil organizadas em prol de um campus da UFFS, lotaram o auditório principal do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó.

A reunião faz parte do Plano de Expansão Externa da UFFS (2015 – 2025), marcando um momento para que as regiões articuladas em prol de novos campi da UFFS apresentassem suas propostas ao conselho. Ao todo, nove microrregiões participaram da reunião: Celeiro, Candelária, Soledade, Ijuí, Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja) e Lagoa Vermelha, do Rio Grande do Sul; e Caçador, Planalto Norte e São Miguel do Oeste, de Santa Catarina.

Cada microrregião teve um tempo para apresentar e defender a proposta apresentada, a ordem foi definida por sorteio.

O Vice-Prefeito Aloísio Salvatti representou o Prefeito Anízio de Souza na Audiência da UFFS.  O primeiro passo para a vinda do Campus para o Planalto Norte foi dado no mês de abril, quando foi realizada uma audiência pública na cidade de Três Barras, com a participação do reitor da UFSS, realizada pela comissão de Educação da Câmara de Deputados. Na reunião ficou determinado que todas as cidades do Planalto Norte se uniriam para a vinda do Campus para a região, na afirmação disso, o processo seguinte seria a escolha do município para ser sede do Campus do Planalto Norte, sendo que quatro se candidataram para isso, sendo eles: Canoinhas, Três Barras, Mafra e Porto União. Segundo a UFSS os projetos recebidos serão entregues à Reitoria, que fará estudos e convocará reuniões em conjunto com o Conselho Universitário. A ideia é chegar ao final do ano com o plano finalizado, para no próximo ano entregar ao Ministério da Educação.

“Nesta audiência foram apresentadas as propostas. Conversando com os prefeitos da região, tivemos o mesmo sentimento, a região terá um Campus da UFSS. A apresentação feita pela Amplanorte foi muito boa e a nossa região necessita de investimentos como esse, pois a transformará em um polo educacional”, explicou Salvatti. Segundo ele agora basta apenas esperar a decisão da UFSS.

(Com informações da UFSS)

As cidades que fazem parte da Amplanorte: Bela Vista do Toldo, Canoinhas,

Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União e Três Barras.