Esporte em Porto União

Ao contrário do que vem sendo noticiado equivocadamente na imprensa local, o Município de Porto União, nesta gestão, tem sim se comprometido com o esporte do nosso Município.

Através do Departamento Municipal de Esportes (DME) de Porto União temos realizado um trabalho que atende as diversas modalidades esportivas do município, priorizando sempre o trabalho de base, com investimentos nas escolinhas iniciando já nas escolas municipais, de forma a disponibilizar um trabalho de forma aberta e igualitária para crianças e jovens de Porto União, proporcionando a acessibilidade de crianças, jovens e adultos sem qualquer distinção.

Isso porque, ao contrário do que acontece em clubes profissionais que visam somente atletas que tenham potencial esportivo de forma a atrair interesses e especulações financeiras, a iniciativa Municipal, visa atender jovens carentes para estimular a disciplina, a sair da ociosidade muitas vezes suspeita e incentivar a uma evolução esportiva seja amador ou profissional.

O município conta, outrossim, com o programa Criança Feliz, onde são desenvolvidas atividades esportivas com crianças e jovens em diversas modalidades e locais de Porto União.

Além dos programas já em desenvolvimento, outro programa que vai ser implantado nos próximos dias é uma parceria com o Sesi, que disponibilizará o Programa Atleta do Futuro, onde várias modalidades esportivas serão ministradas e oferecidas para crianças do município. 

Além das escolinhas esportivas, o DME proporciona por meio de um calendário esportivo intenso atividades variadas e competições já tradicionais que reúnem atletas locais e da região em todas as faixas etárias. Há também o apoio na participação mensal de atletas das categorias de base em eventos fora do município, onde cada equipe leva o nome de Porto União e conquista espaço no cenário esportivo amador.

Todo esse trabalho é pautado em dedicação intensa de nossos servidores que mesmo diante de toda adversidade apresentam resultados que mostram que estamos no caminho certo, ou seja, que dedicamos nossas vidas a um bem comum, o interesse público primário.

Para tanto, nós gestores do serviço público, devemos pautar nossos atos em princípios basilares da Administração Pública, quais sejam: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

E assim temos feito, elegemos nossos atos pautados primeiramente na legalidade, somos impessoais em nossas escolhas, moralizamos nossa administração com servidores íntegros e competentes, damos publicidade transparente a nossa administração para ao final, alcançarmos o mais importante, um serviço público eficiente, que traga resultados significativos para toda uma comunidade e não para apenas um grupo de pessoas de interesses suspeitos.

Neste momento gostaríamos de estar fazendo mais pelo esporte de Porto União, no entanto, como é cediço de todos, recentemente o Município foi acometido por chuvas torrenciais que causaram grandes prejuízos para a iniciativa privada e para a Administração Pública, levando ao Município a Situação de Emergência.

Para isso, alguns investimentos precisaram ser reduzidos devido a atual situação financeira que se instalou no município. Grande parte da estrutura do Município precisou ser deslocada para atender as famílias atingidas pela enchente, para recuperar as estradas, pontes, escolas, creches, postos de saúde etc. Em contrapartida a arrecadação do Município caiu consideravelmente e como consequência houve a redução do Fundo de Participação dos Municípios – FPM.

O município estima prejuízos em R$ 15 milhões, sendo cerca de 6 mil pessoas atingidas e deixou mais de 2.508 pessoas fora de suas casas. O Município ainda sente os efeitos dessa situação que se instalou em nossa região.

Nesse momento, temos que eleger prioridades, atender o interesse público como um todo. Nesse caso, obviamente, os investimentos mais significativos e a implantação de novos projetos esportivos sofrem, haja vista que a vida, a saúde, a educação são eleitos prioridades.

O que causa mais irresignação a esta Administração é quando pessoas que vivenciam nossa realidade, que noticiaram essa tragédia a qual fomos acometidos, publicam de forma vil, sem qualquer fundamento, ou pelo menos, sem ter o mínimo de conhecimento real de causa.

A situação do Módulo Esportivo Armando Sarti, no bairro Santa Rosa, por exemplo, que permaneceu por mais de duas semanas submerso pelas águas da enchente, necessita de elevados investimentos para ser totalmente reestruturado, valor estimado em mais de 400 mil reais. Importante frisar que ali já foram investidos 300 mil reais com a melhoria dos vestiários, arquibancadas e iluminação.

O local é um espaço “público” disponibilizado para o lazer das pessoas, que buscam praticar atividades físicas em ambientes abertos, bem como ao treinamento de crianças e jovens, integrantes das escolinhas do DME e ainda para competições esportivas amadoras.

Ao contrário do que foi veiculado na imprensa local, o Município jamais manifestou-se contrário a atividade esportiva no Município, muito menos, manifestou qualquer desejo em não apoiar o campeonato da 2ª divisão no Município de Porto União representado pelo Futebol Clube do Porto, tanto é que o primeiro jogo no Módulo Esportivo Armando Sarti realizou-se com o inconteste apoio do Município.

Ora, o jogo se realizou no espaço e estrutura do Município!

O que pretendiam os dirigentes do Clube do Porto era que o Município realizasse os investimentos para a realização de jogo aberto ao público. Como pode o Município diante dessa situação instalada se comprometer a fazer investimentos em um estádio em prejuízos a prioridades gritantes do Município!

Importante frisar, que diante da noticia da Policia Militar junto ao Ministério Público do Estado de Santa Catarina da realização do jogo, o Ministério Público convocou uma reunião com o Clube Futebol do Porto, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, e Prefeitura, com o objetivo de unir esforços para a manter a segurança dos atletas e dos torcedores. Infelizmente em razão da estrutura do Módulo Esportivo Armando Sarti não ser preparado para eventos esportivos profissionais não foi possível abrir ao público.

No entanto, os dirigentes e organizadores do campeonato sabiam que a estrutura não era adequada para esse tipo de evento, mesmo assim, mantiveram a insistência em achar que os seus interesses iriam se sobressair aos auspícios da lei. Lei não se discute, cumpre-se!

Contra fatos não há argumentos. Atribuir ao Município uma responsabilidade ou melhor, uma irresponsabilidade movido por interesses particulares é fácil, usando um veiculo de comunicação com uma opinião infundada em pretextos sem qualquer conotação com a realidade fática.

Todas as decisões da Administração Municipal são tomadas após consultados os setores técnicos e não em cores políticas partidárias.

Em que pese o Módulo Esportivo Armando Sarti precise ser restaurado, e isso será feito, nesse momento a Prefeitura entendeu ser prioritário investir no que é mais urgente, atender as famílias de Porto União afetadas diretamente pela enchente, recuperar as escolas, as creches, os postos de saúde, as estradas e as pontes, ou seja, se recompor dos prejuízos. Infelizmente, quando uma situação nessa proporção se instala, muda toda uma situação jurídica do Município, e para isso, devem ser adotadas algumas medidas administrativas restritivas em algum setor de  prioridade menos impactante.

De qualquer forma é importante frisar que, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas o Município manteve todos os programas já em execução para manter a qualidade de vida da a população, ou seja, não houve cortes, apenas foram adiadas alguns projetos.

Lamentamos pelo nosso Departamento Municipal de Esportes – DME, que tanto se dedicou e vem se dedicando para a atividade esportiva no Município.

Administramos Porto União pensando também no esporte, mas com responsabilidade e comprometimento, com o futuro voltado a atender ao interesse coletivo como um todo e não ao interesse particular do serviço público.

 

 

Secretaria de Administração e Esporte de Porto União