Prefeito Anízio retorna de Brasília nesta quinta

Situação de emergência em Porto União é reconhecida, mas ainda não há confirmação da liberação do FGTS

O Prefeito de Porto União, Anízio de Souza, termina nesta quarta-feira, 25, a agenda em Brasília onde encaminhou alguns projetos de interesse do município. As reuniões aconteceram de forma conjunta entre Porto União e União da Vitória, com a presença do Prefeito Pedro Ivo Ilkiv já que o assunto era o mesmo: a situação da região devido as cheias do Rio Iguaçu.

Uma das questões verificadas pelos dois prefeitos foi com relação ao reconhecimento da situação de emergência (Porto União) e de calamidade pública (União da Vitória), pela Secretaria de Proteção Nacional e Defesa Civil. O Decreto foi publicado hoje no Diário Oficial da União.

Eles estiveram apresentando à Ministra de Planejamento, Miriam Belchior, três projetos: a nova ponte que ligará o centro ao Distrito de São Cristóvão, o Canal Extravasor, onde se espera reduzir os danos causados durante as fortes cheias do Rio Iguaçu, e a construção de mais habitações. Esses mesmos projetos foram apresentados antes na sede do Exército Brasileiro solicitando as possibilidades e condições do departamento assumir, por meio dos Batalhões de Engenharia de Porto União e construção de Lages, obra para fazer o canal extravasor.

Outra audiência acontece no final da tarde de quarta-feira, na Casa Civil para agilizar o processo de liberação do FGTS às famílias atingidas pela atual situação. Após a autorização que deverá ser sinalizada à Caixa Econômica, a Secretaria de Desenvolvimento Social do Município encaminha os cadastros para que a partir daí sejam liberados. “Estamos buscando também ampliar a liberação do FGTS para os demais moradores das duas cidades, mas essa decisão não cabe a nós”, afirma Anízio.

Além da questão do FGTS, o Prefeito Anízio de Souza, solicitou apoio de parlamentares na liberação de recursos para a reconstrução das estradas do município e a melhoria nas residências que sofreram bastante com a enchente.

“No retorno para casa as famílias vão sentir a necessidade de um apoio ainda maior. Temos um grande auxílio da Defesa Civil do Estado e de entidades que encaminham roupas, móveis, kits de limpeza, colchões e comida. Isso será muito importante principalmente para quem perdeu tudo”, diz o Prefeito Anízio.