A ALAC- Associação Local de Ação Comunitária, foi constituída com o intuito de apoiar crianças, jovens adultos, idosos e pessoas com deficiência

A ALAC- Associação Local de Ação Comunitária, foi constituída com o intuito de apoiar crianças, jovens adultos, idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social residentes no município de Porto União/SC.

Sendo assim, várias atividades foram desenvolvidas, no entanto a partir da construção do Recanto dos Idosos, as ações foram direcionadas aos grupos de Terceira Idade do Município de Porto União, fazendo uma parceria com o município, sendo que a ALAC entraria com o espaço físico e a Prefeitura de Porto União com a manutenção do prédio e funcionários para desenvolver atividades junto aos idosos participantes.

Com a doação de uma casa de madeira na área central de Porto União, através da já falecida Sra. Julieta Garbus Feltrin destinada a ALAC, no período em que o saudoso Sr. Noely Giacomini foi Presidente dessa Instituição, através do aluguel que a mesma rende mensalmente a Diretoria atual, através da sua atual Presidente Sra. Maria Júlia U. Giacomini, resolveu fazer a tão sonhada reforma no prédio tornando o espaço aprazível a todos os participantes dos grupos da Terceira Idade, os quais em um curto espaço de tempo, respeitando todas as normas sanitárias em decorrência da COVID-19, retornarão as suas atividades semanais.