A Biblioteca Municipal Machado de Assis, anexo à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto União está sendo contemplada com a doação de cerca de R$30 mil reais em itens, através do Prêmio Elisabete Anderle.

O projeto “Biblioteca Municipal Machado de Assis – Revitalização” foi desenvolvido por Jamile de Sousa e Gabriela Spezzatto, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, liderada por Alice Schnornberger, que visa a revitalização, aquisição de novos títulos e materiais estruturais.

A referida biblioteca hoje conta com cerca de 5 mil títulos e está bastante defasada. Esteve desativada desde o ano de 2007. Entre os anos de 2017 e 2019, os livros foram classificados, reorganizados, catalogados e em 2019, com o novo espaço da Secretaria de Cultura, voltaram às prateleiras acessíveis ao público.

Porém é preciso adquirir títulos mais atualizados, incrementar a bibliografia local e regional e disponibilizar computadores para pesquisa. Também se faz necessário o convite à população para que retome o hábito de frequentar a biblioteca e o hábito do empréstimo de livros.

Serão adquiridos diversos livros para todos os públicos, estantes dupla face, computadores, mesas e cadeiras.

O projeto “Biblioteca Municipal Machado de Assis – Revitalização” foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto União Alice Schnornberger Faculdade Senac Porto União