Guerra do Contestado: A história que precisa ser contata

Espetáculo teatral será apresentado em dez cidades do Vale do Contestado, em maio.

🟢Um dos conflitos mais sangrentos da história do Brasil será relembrado nos palcos culturais de dez cidades catarinenses entre os dias 16 e 29 de maio. Além das encenações teatrais, ocorrerão rodas de conversa, palestras, oficinas e exibição de documentário. Todas as apresentações são gratuitas e têm um objetivo maior: rememorar a história do povo caboclo, valorizar a identidade cultural local e impedir o esquecimento de tudo o que foi contestado durante quatro anos de conflito: terras, direitos e vidas.

🟢A Guerra do Contestado nunca pode ser esquecida e precisa ser tratada com a devida importância que a história exige. Ocorrida entre 1912 e 1916, foi resultado da disputa de terras por Santa Catarina e Paraná no planalto entre os dois estados, numa região rica em erva-mate e por onde seria construída a estrada de ferro que ligaria o Rio Grande do Sul a São Paulo. O episódio opôs sertanejos e forças militares e, embora a quantidade de mortos seja imprecisa, estima-se entre 10 mil e 20 mil o número de pessoas que perderam a vida nos confrontos.

🟢Pouco encontrada nos currículos escolares, mesmo com tamanha relevância para o país, a Guerra do Contestado é estudada por pesquisadores e artistas que se dedicam a eternizá-la. E neste contexto destaca-se o trabalho da Cia Mútua, fundada em 1993, em Joaçaba, e desde 2007 sediada em Itajaí.

🟢Com espetáculos apresentados em 18 estados brasileiros e outros três países e 19 prêmios nacionais e internacionais conquistados, o grupo consagra 30 anos de carreira com um dos seus principais trabalhos. Estreado em março de 2019, “Contestados” é rico em informações obtidas pela equipe em visitas a locais relevantes, entrevistas com moradores e estudiosos, leituras especializadas e vídeos sobre o tema.

🟢A história é contada pelas atrizes Laura Correa e Mônica Longo por meio de teatro de animação. Em cena são utilizados 100 quilos de terra crua, que espalhada sobre uma mesa, sustenta figuras, cenários e adereços. O elemento terra compõe a geografia da história que vai sendo narrada, convertendo-se em montanhas, planícies e vales, mas sobretudo sendo o grande símbolo dramatúrgico da obra: o conflito por terras. Com entrada gratuita, a peça é indicada para públicos acima dos 12 anos de idade e contará com acessibilidade em libras.

🟢Além das apresentações, o projeto também terá rodas de conversa com grupos de cultura cabocla, mediados pela museóloga Letíssia Crestani e ações formativas com profissionais convidados. O projeto tem patrocínio de Weg, Celesc e SC Gás e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Em nossa região a apresentação acontece na

👉Quinta-feira, 18/05, às 19h

👉Auditório da Unespar

👉Apresentação “Contestados” + Roda de conversa com Acampamento Reduto do Caraguatá