CAPS realiza festa em homenagem aos pacientes

Emoções, relatos e homenagens marcaram a noite de terça-feira, 19, com a entrega de certificados para 32 pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Porto União, na sede da AABB. Participaram do evento o vice-prefeito Anízio de Souza, vereadores, secretários, familiares e convidados.

Dignos de uma grande festa e de uma decoração bem elaborada os integrantes do Centro, um por um, receberam um certificado simbolizando os vários anos longe das dificuldades as quais já enfrentaram. Com um trabalho específico, voltado a atividades diferenciadas com ajuda de vários profissionais ligados a saúde física e mental, os pacientes do CAPS têm o auxílio para se manterem longe de álcool, drogas e estado depressivo. “E todos que por aqui já passaram, mais de 400 pessoas, mostraram que quando se supera o preconceito e barreiras são quebradas o mundo pode ser melhor e as pessoas muito mais”, assim define a coordenadora do Centro Eveli da Costa Silva. Além dos pacientes do CAPS, vários parceiros e colaboradores foram homenageados.

O Centro de Atenção Psicossocial é ligado a Secretaria de Saúde, coordenado pelo secretário Jair Giraldi e toda a equipe. Criado em 2006 o centro tem realizado atividades diversas principalmente na questão de integração deles com a comunidade e parceria com empresas na questão da inserção no mercado de trabalho.

Diante de uma platéia atenta o vice-prefeito Anízio, representou o prefeito Renato Stasiak, com palavras amigas. Ele fez uma analogia de uma história de sua infância. “Quando éramos pequenos e brincávamos na beira do rio Pintado, andávamos descalços e pisávamos em espinhos de branquilhos. Resistíamos com dores ao ver nossa mãe tentando amenizar a situação com uma agulha para retirar os espinhos e quando nos rendíamos a sua ajuda o alívio era tamanho com o qual ficávamos imensamente agradecidos”, prosseguiu “podemos desta forma comparar o trabalho realizado pela equipe do CAPS como se fosse a nossa mãe retirando aquele espinho do nosso pé. Com o exemplo que vocês demonstram aqui hoje, de superação, sei que outras pessoas estarão se prontificando a pedir auxílio para tirar espinhos de suas vidas.”, finalizou Anízio.

O evento da noite fez parte da programação da Luta Antimanicomial, que o CAPS local iniciou na semana passada nas escolas, com os teatros de fantoches, futebol amistoso, distribuição de panfletos e finaliza neste sábado, 23, com uma grande festa na Praça Hercílio Luz, contando com diversas atividades para a toda a população durante o dia todo.