Porto União busca alfabetizar mais

Porto União se prepara para fazer parte do programa Santa Catarina Alfabetizada, integrado ao Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação (MEC). Para isso a Secretaria de Educação se esquematiza para realizar o trabalho no município.

As matrículas já estão abertas tanto para os alunos como para os professores que quiserem trabalhar nesse projeto. Os interessados devem procurar as escolas municipais e estaduais ou ainda a Secretaria de Educação até o dia 13 de novembro. Quem souber de alguém não alfabetizado com 15 anos ou mais também pode indicar nomes para começar a estudar.

A mobilização pelo ensino tem o objetivo de alfabetizar os cerca de 225 mil analfabetos existentes no Estado, segundo dados do IBGE. Essa mobilização reforça o compromisso de todos os catarinenses para com a educação. O retrato do país revelado pela pesquisa destaca Santa Catarina, que tem 16 cidades livres do analfabetismo, dentre os 64 municípios brasileiros com menos de 4% de analfabetos. É o segundo Estado mais alfabetizado e aparece no topo do ranking nacional, nas últimas avaliações do IDEB e ENEM.

O analfabetismo no Brasil é um dos maiores obstáculos à inclusão social e ao pleno exercício da cidadania, sobretudo, entre as camadas mais pobres da população. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizado em 2006, o Brasil ainda possui 14 milhões de pessoas não alfabetizadas.

O programa estadual, integrado ao programa federal, vai promover a inclusão social dos catarinenses que não tiveram oportunidade de freqüentar a escola na idade regular. Para zerar o analfabetismo até 2010, a Secretaria da Educação vai desenvolver ações em três etapas.

Como ponto de partida, pretende matricular em cursos de alfabetização, até o próximo ano, 80 mil pessoas; em 2009 mais 80 mil e, por fim, em 2010, 65 mil. A medida vai possibilitar o exercício constitucionalmente previsto do direito à educação por toda a vida, novas oportunidades de emprego pela qualificação adquirida e transformar Santa Catarina em um Estado de excelência na educação.