Porto União participa dos Sul Americanos com o tênis de mesa

Porto União começa nesta segunda-feira, 01, a sua participação frente a seleção brasileira na equipe de tênis de mesa, que participa dos 14º Jogos Sul Americanos, em Montevidéu, no Uruguai. Matheus Magno Barbosa de Moraes é o nome do mesa-tenista que desta vez representa em primeiro lugar a sua escola, Coronel Cid Gonzaga, e depois o Clube 25 de Julho, o município de Porto União, o estado de Santa Catarina e ainda, pela primeira vez em sua carreira de atleta, o Brasil.

O paulista Thales Pietro joga junto com Matheus no Uruguai por Equipes, Duplas, sendo adversários nas competições individuais. Somente os dois mesa-tenistas representam o Brasil no país vizinho, no naipe masculino. Matheus saiu de Porto União na sexta-feira e joga em Montevidéu até na próxima sexta-feira, 05 de dezembro. O apoio no transporte até o aeroporto em Curitiba é da Prefeitura Municipal.

A vaga foi conquistada em Minas Gerais, no mês de setembro, durante as Olimpíadas Escolares Brasileiras, nas quais ele e Guilherme Chokailo, após terem ganhado as etapas Municipal, regional e terem sido campeões estaduais também.

Nunca uma atleta de Santa Catarina, conseguiu tamanha façanha; por esse motivo Matheus é o orgulho da cidade de Porto União, da Escola de Educação Básica Coronel Cid Gonzaga, onde estuda e é muito querido pelos seus colegas e por toda a administração, sendo uma referência dentro da escola. Ele que há tempos estava com um dos piores conceitos no relacionamento com professores e colegas, além do fraco desempenho, hoje está mudado. O esporte o modificou, disciplinou e lhe deu um lugar de destaque. A Diretora Lúcia Winter não se contém de tanta alegria pelo sucesso de Matheus, para o qual deu total apoio, até com uma contribuição em dinheiro, por meio da Associação de Pais e Professores para compra de materiais, que o , atleta Matheus irá utilizar na competição.

Para o Centro Cultural 25 de Julho não é diferente. Há três anos, quando Matheus começou a freqüentar o CT do Clube, era um menino de difícil relacionamento com as pessoas mais velhas e totalmente descuidado no trato com as coisas do clube, recebeu advertências e chegou até ser suspenso por três meses. Após isso, Matheus ressurgiu como o melhor atleta, simpático, brincalhão, enfim, mudou radicalmente para melhor, estando aí uma grande prova do benefício que o esporte proporciona aos jovens e às famílias, o que orgulha em muito a Presidência e Diretoria deste Clube, animando-os a continuar os investimentos e os apoios a esse esporte.