LEI MUNICIPAL Nº 4817/2022

Tipo: Lei Ordinária
Ano: 2022
Data da Publicação: 30/06/2022

EMENTA

  • Denomina ciclovia e ponte turística localizadas no Distrito de Santa Cruz do Timbó.

Integra da Norma

LEI Nº 4.817, de 28 de junho de 2022.

Denomina ciclovia e ponte turística localizadas no Distrito de Santa Cruz do Timbó.

O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO, Estado de Santa Catarina, usando da competência privativa que lhe confere o inciso IV, do artigo 64, da Lei Orgânica do Município, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte LEI:

Art. 1º Fica denominada “Ciclovia Ilário Sander” a ciclovia localizada no Distrito de Santa Cruz do Timbó, neste Município, situada entre o portal de entrada do Distrito, denominado ‘Portal Centenário Santa Cruz do Timbó’ e a Rua 1º de Janeiro, no mesmo distrito.

Art. 2º Fica denominada “Ponte Turística Herbert Bauer” a ponte localizada no Distrito de Santa Cruz do Timbó, neste Município, situada entre o portal de entrada do Distrito, denominado ‘Portal Centenário Santa Cruz do Timbó’ e a Rua 1º de Janeiro, no mesmo distrito.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Porto União (SC), 28 de junho de 2022.

ELISEU MIBACH RUAN GUILHERME WOLF
Prefeito Municipal Secretário Municipal de Administração e Esporte

ANEXO I

Ilário Sander nasceu em 09 de março de 1943, em Porto União (SC). Filho de Arnaldo Sander e Selma Sander, que vieram de Nova Petrópolis, estado do Rio Grande do Sul, para o interior de Porto União.

Realizou seus estudos primários em São Pedro do Timbó, interior de Porto União. Em 06 de julho de 1963, casou-se com Dona Olivia Rosenscheg, com a qual teve uma filha: Clarice Maria Sander Carneiro, casada com Lauro José Carneiro, e dois netos: André Sander Carneiro e Mateus Sander Carneiro.

Exerceu diversas atividades, foi agricultor, industrial e comerciante. Participou da Diretoria da APP – Associação de Pais e Professores da Escola Básica Estadual Clementino Britto, Diretoria da Igreja e da Comissão de Festas do Clube 25 de Julho do Distrito de Santa Cruz do Timbó.

Ilário Sander sempre residiu no Distrito de Santa Cruz do Timbó, Município de Porto União. Na vida política foi filiado aos partidos ARENA – Aliança Renovadora Nacional, ao PP – Partido Popular e ao MDB – Movimento Democrático Brasileiro. Foi vereador de 1977 a 1983. Em 1983, foi empossado Vice-prefeito, assumindo a chefia do Poder Executivo Municipal em 14 de junho de 1986, com a renúncia do titular Alexandre Passos Puzyna, que disputava uma vaga de Deputado Federal Constituinte, exercendo o cargo até 31 de dezembro de 1988. Em 01 de janeiro de 1993, foi empossado Prefeito do Município de Porto União, cargo que exerceu até 31 de dezembro de 1996. Ilário Sander se elegeu vereador novamente para o mandato de 2005 a 2008 no município de Porto União (SC).

Faleceu às seis horas da manhã do dia dezesseis de janeiro de 2016 o ex-prefeito de Porto União Ilário Sander, deixando seu nome marcado na história do município, por ter sido uma pessoa simples, admirada por todos, com personalidade de respeito e dedicação ao próximo. O nome escolhido para denominar a Ciclovia de Santa Cruz do Timbó é de um cidadão que prestou significativos serviços à população portounionense.

ANEXO II

Herbert Bauer nasceu em Blumenau no dia 31 de janeiro de 1930. Filho de Adolfo e Emma Bauer. Aos seis anos veio com sua família morar em Santa Cruz do Timbó, fugindo da febre amarela. Foi ali que cresceu, tornando-se um homem honrado e trabalhador.

Em 1955 casou-se com Nelsa Garibatti ‘in memorian’, com a qual teve uma filha chamada Esther Bauer Sobottka e um filho chamado Adolfo Eugênio Bauer ‘in memorian’. Em 1957 mudou-se para Porto União e começou a trabalhar na Prefeitura deste município, exercendo o cargo de motorista de caminhão. Em 1964 voltou a fixar moradia no Distrito de Santa Cruz do Timbó, passando a exercer o cargo de Agente Administrativo, também junto à Prefeitura Municipal de Porto União.

Herbert Bauer foi Vereador por dois mandatos: 1969 a 1973 e 1974 a 1977, tempo que representou a sua comunidade com muita honra, afinal legislou por amor à causa, numa época em que os vereadores não recebiam salário. Foi um político íntegro, não realizou grandes obras, mas seu olhar estava sempre voltado para o bem estar de sua comunidade.

Foi um grande homem: esposo, pai, avô, bisavô e amigo. Foi um homem do povo. Foi uma benção na vida daqueles que tiveram o prazer de conhecer e conviver com ele, e acima de tudo, foi um homem de fé. Como disse em rede social seu amigo da Câmara de Vereadores, Alvir Galle: “Herbert Bauer foi um homem do bem, para o bem e pelo bem”.

Herbert Bauer faleceu no dia 15 de maio de 2022, deixando eternas saudades à sua querida filha Esther, seu genro Daniel Sobottka, a quem considerava como um filho, aos seus três netos Wagner, Jonatan e Mathias, aos seus cinco bisnetos: Eduardo, Renan, Augusto, Frederico e Leônidas, e a todas as pessoas que tiveram a felicidade de conviver com ele durante esses 92 anos de existência terrena.