O Contestado em Pauta na Educação

O projeto “Conflito do Contestado: Uma Nova Abordagem” possibilitará a ressignificação de como ocorreu esse período nem nossas cidades e região.

Tem como objetivo apresentar o conflito e suas nuances por diferentes olhares e perspectivas visando aos estudantes o exercício da cidadania ativa e crítica.

A partir disso, será inicialmente explicado aos diretores e pedagogos como será o desenvolvimento do projeto, então os professores trabalharão com os alunos nas aulas pesquisas em livros e internet sobre o Período do Contestado, abordando-se temas referentes ao Contestado pelos professores de Ciências, História e Geografia nas escolas.

Após isso, os alunos juntamente aos professores de Artes e Português desenvolverão atividades de textos, desenhos e materiais artísticos sobre o Contestado, as quais serão expostas e premiadas.

É de extrema importância que se desenvolvam atividades diferenciadas principalmente sobre períodos como o Conflito do Contestado, para se entender como foi esse momento e como isso ainda nos afeta, desenvolver a criatividade dos estudantes que participarão e também para homenagear pessoas que fizeram parte desse conflito.

Assim, pensar no futuro sobre as ações das pessoas e sobre mudanças históricas, geográficas, comportamentais, estruturais e de paisagem que ocorreram ao longo dos 110 anos nas cidades de Porto União e União da Vitória.