Saúde do Homem tem recorde de inscritos em Porto União

Publicado em 24/06/2019 às 15:48 - Atualizado em 24/06/2019 às 15:48

As Secretarias Municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e com o Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis, realizaram na manhã de hoje o Programa Saúde do Homem. O pavilhão da Igreja Católica de Santa Cruz do Timbó ficou lotado com os participantes que se inscreveram para participar do evento com antecedência. O objetivo do programa é gerar oportunidades de educação para a promoção da saúde e prevenção de doenças de homens do meio rural, contribuindo assim para melhoria da qualidade de vida.

O evento só é sucesso porque é multidisciplinar e aborda várias áreas de conhecimento. Em Porto União não foi diferente. Participaram na organização e realização profissionais como fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, pedagogos, assistente sociais, farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários, médicos, estudantes, técnicos em informática, além do apoio de serviços gerais, motoristas e da comunidade.

Os mutirões do Programa de Saúde da Homem, passam por diversos municípios levando conhecimento sobre saúde, educação e cidadania para milhares de homens do meio rural. Foram oferecidos diversos serviços como 40 consultas médicas, 129 testes rápidos para detecção de várias doenças como a sífilis, HIV. Hepatite B, Hepatite C e diabetes. Também foram realizadas 133 coletas para exames de PSA e colinesterase (Próstata), 129 homens fizeram aferição da pressão arterial e 120 aplicaram a técnica da auriculoterapia.

O Prefeito Eliseu Mibach teceu elogios aos colaboradores das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social por estarem há mais de um ano planejando o evento Saúde do Homem e garantiu que em pouco tempo teremos também um evento voltado para a Saúde da Mulher.

Além do Prefeito, estiveram presentes também no evento Carine Weiss, Coordenadora do SENAR; Eleni Baun, vereadora de Irineópolis, Marivaldo dos Reis, Secretário de Saúde; Lúcia Zanella, representando a Secretaria de Desenvolvimento Social; e os vereadores Jacir Barth e Luiz Alberto Pasqualin.