Esclarecimento sobre a Gripe Suína

Preocupado com a questão da Gripe Suína, que atinge países de todo o mundo, a Secretaria de Saúde de Porto União pretende esclarecer e tranquilizar a população sobre esse fato.

  

A Gripe Suína é uma doença respiratória aguda, contagiosa, frequente  a porcos. Nestes animais podem ocorrer infecções múltiplas (por mais de um vírus) permitindo que os genes destes diversos vírus se misturem. Por isso existe a suspeita que a doença está contaminando as pessoas seja provocada por um vírus que contem genes de várias origens, chamado de Vírus Recombinante.

  

A infecção ocorre quase sempre pelo contato de pessoas com porcos contaminados, mas existem casos já registrados de que este contato não ocorreu, portanto a transmissão ocorre também entre seres humanos.

  

O diagnóstico em seres humanos é feito pelo material coletado (normalmente o muco expelido pela boca e nariz) de pacientes com sintomas semelhantes de uma gripe comum: febre alta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações, irritação nos olhos e nas narinas, tosse e ainda podem ocorrer náuseas e vômitos e que tenham apresentados esses sintomas até dez dias após sair da área afetada pela Influenza Suína.

  

É possível diferenciar a gripe comum da gripe suína, sendo o primeiro passo a realização do chamado teste rápido para detecção do vírus influenza. Caso esse teste seja positivo, o material é enviado para um laboratório especializado que identifique o vírus. A pessoa suspeita de estar contaminada com o vírus ficará hospitalizada em isolamento até que o resultado seja definido.

  

O número de casos de doentes pelo vírus influenza a (H1N1) confirmados pela Organização Mundial da Saúde chegou a 1.003 em 20 países, informou nesta segunda-feira a chefe da agência da ONU, Margaret Chan.

  

O Ministério da Saúde emitiu nota na tarde deste domingo informando que acompanha 15 pacientes suspeitos de Influenza A (H1N1), a antes chamada gripe suína. No sábado, a Saúde disse que acompanhava 14 casos. Não há casos confirmados no Brasil.

  

Para o Ministério da Saúde, cinco estados e Brasília têm casos suspeitos: São Paulo (com seis), Rio de Janeiro (três), Minas Gerais (três), Mato Grosso do Sul (um), Espírito Santo (um) e Distrito Federal (um). Além desses, 44 casos estão em monitoramento em 17 estados e 43 foram descartados, segundo o Ministério da Saúde.

  

Em Porto União não existem casos confirmados e nem suspeitas da Influenza A.

  

Apresentar febre alta de maneira repentina, superior a 38º C e tosse, podendo estar acompanhada dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dificuldade respiratória

  

E

  Ter apresentado sintomas até 10 dias após sair da área contaminada pela Gripe A

 A população pode ter acesso sobre o assunto e esclarecimentos pelo Disc Saúde 0800 611997 , www.dive.sc.gov.br e www.who.int . Em Porto União no setor de Vigilância Epidemiológica do Sus 3522 1496.