Norteamericanos visitam Porto União

O prefeito de Porto União, Renato Stasiak, recebeu visitantes internacionais em seu gabinete nesta segunda-feira, 13. Representantes dos Estados Unidos, que participam de Intercâmbio de Estudos do Rotary Club Internacional, conhecem as cidades do Distrito 4740, do qual o Rotary Porto União-União da Vitória faz parte. 

  

Ao mesmo tempo em que profissionais de diversas áreas visitam o Brasil, um grupo está no país norte americano conhecendo a cultura de Arkansas – Estado que abriga a equipe durante um mês. Dentre eles, o jornalista Lucio Passos, que foi selecionado entre 15 candidatos e pretende aproveitar o período da viagem para se aperfeiçoar na área em que atua: a fotografia.

  

O representante do Rotary Club de Arkadelphia, Robert Houston, estava a frente dos contatos. Ele disse estar admirado pelo trabalho de união entre as duas cidades, Porto União e União da Vitória. “Muito bonito este trabalho das cidades, notamos que há um único objetivo na forma de desenvolvimento”, afirmou o norte-americano. Prosseguiu afirmando que o objetivo maior do grupo é o de conhecer novas pessoas, novas culturas e principalmente firmar contatos profissionais.

  

O prefeito Renato Stasiak agradeceu a visita e disse estar muito satisfeito em poder mostrar o município aos visitantes. Ele falou sobre vários aspectos relevantes de Porto União, bem como suas tradições, culinária, festas, economia e política. O prefeito ainda contou que o município detém o titulo de Capital Catarinense do Steinhaeger, uma bebida destilada, que apesar de ser receita alemã é apreciada por todos os visitantes. Como presente o prefeito entregou aos norteamericanos uma garrafa da bebida e ainda um folder contendo as principais rotas turísticas de Porto União.

Acompanhando a equipe, a professora do Centro Universitário de União da Vitória – Uniuv – Simone Junges. Ela auxilia na comunicação entre os visitantes e os moradores locais, já que é especialista na língua inglesa. Além dela membros do Rotary de Porto União, que organizaram toda a programação da visita do grupo à região.