Gêmeas do Iguaçu tem objetivo de criar Aeroporto Regional

A discussão para a construção de um Aeroporto Regional agora é oficial nas Gêmeas do Iguaçu. Na manhã de sexta-feira, 03, o prefeito de Porto União, Renato Stasiak, e o prefeito de União da Vitória, Carlos Alberto Jung, reuniram-se com representantes de vários segmentos para analisar a questão, no Centro Empresarial.

A condução de todos os encontros e projetos é feita pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, por meio do secretário Aloísio Salvatti. Uma apresentação elaborada pelo consultor do APL – Arranjo Produtivo Local – João Ademir dos Santos, demonstrou em um estudo simples, mas condizente o porque da necessidade da instalação desse aeroporto de médio porte.

De início, uma empresa que trabalha com projetos de aeroportos já percorreu vários locais tanto de Porto União como de União da Vitória e pela viabilidade Porto União tem mais espaços prováveis.

O prefeito Jung definiu como fundamental essa luta de toda a região. “Mesmo que ele seja construído em Porto União atenderá toda a região, aproximadamente 300 mil habitantes, por isso estamos de mãos dadas com o progresso”, esclareceu o prefeito da cidade paranaense.

O deputado Antonio Aguiar também esteve presente e falou em nome do estado afirmando que o possível será realizado. “Sabemos do comprometimento do secretário de infraestrutura do estado, Mauro Mariani, e da nossa parte faremos de tudo para mobilizar o governo para viabilizar no que for possível quanto a parte física do aeroporto.”, definiu Aguiar.

“Um fator prioritário para o desenvolvimento do turismo e das indústrias para a região”, são argumentos utilizados pelo prefeito Renato Stasiak que inclui ainda o projeto do contorno rodoviário ligando as BRs 153 (PR) e a 280 (SC) nessa luta que une os municípios.

A partir de agora o trabalho de mobilização e integração dos demais municípios devem prosseguir, a fim de agilizar essa luta, que todos sabem que não vai acontecer de uma hora para outra. “Dependemos muito da ajuda dos governos municipais de toda a região, estaduais, Santa Catarina e Paraná, e ainda o Federal”, afirmou Stasiak.  Para que isso aconteça será formada uma comissão para encabeçar o projeto, seguindo com a criação de um Consórcio Intermunicipal para que os recursos sejam viabilizados pelos municípios envolvidos.