Projeto Mini Hand em São Miguel tem grande procura

70 crianças participam do projeto Mini Handebol, em São Miguel da Serra, interior de Porto União. O projeto é parceria da Prefeitura Municipal e da Petrobrás, que por meio do Departamento de Esportes tem coordenado o trabalho.

Os jovens são alunos da Escola Municipal Frei Deodato e participam do treinamento em horário de contra-turno escolar de duas a três vezes por semana. Segundo o coordenador do projeto no núcleo de São Miguel, Samir Alves, ele está atendendo todas as expectativas. “A procura pelas aulas do Handebol está cada vez maior e isso é bom, pois com esse retorno vemos que há o interesse por práticas esportivas”, define o professor.

O Projeto Mini Hand foi criado em 2000 pela Confederação Brasileira de Handebol, com o objetivo primordial de oferecer uma oportunidade de formação esportiva às crianças em comunidades de risco. Em 2004, o programa ganhou o apoio da Petrobras.

O Mini Hand trabalha com crianças de 8 a 12 anos na prática da modalidade e tem características um pouco distintas do esporte tradicional. Atividades lúdicas auxiliam na formação das crianças, de modo mais recreativo do que competitivo. Os fundamentos e elementos são os mesmos, mas o número de participantes e o tamanho da quadra são diferentes. As competições são mistas, meninos e meninas jogam juntos.

O Petrobras Mini-Hand funciona em horários alternados com o das aulas escolares, pois um dos requisitos para participar do projeto é estar estudando. Já foram criados 54 núcleos em todo o país, com aproximadamente cinco mil crianças. Pretende-se para este ano ampliar o número de localidades atendidas pelo projeto em Porto União.