Chilenos conhecem Interior de Porto União

Conhecer um pouco mais da produção e comercialização agrícola do Brasil foram alguns dos objetivos do grupo de chilenos que estiveram em Porto União na quarta-feira, 11. A equipe da Secretaria da Agricultura foi quem os recebeu durante a manhã, onde também esteve presente o vice-prefeito Anízio de Souza.

A caravana, composta por dez pequenos produtores rurais do Chile e ainda lideranças na área agrícola do país latino, percorre durante a semana várias cidades da região sul do Brasil, num convênio de intercâmbio com a Universidade Federal do Paraná. A viagem iniciou com visitas à capital paranaense – Curitiba -, São Bento do Sul e, após Porto União, cidades do Rio Grande do Sul.

Como explicou a chefe de projetos da sede metropolitana do Ministério da Agricultura do Chile, Verônica Loewe, a estadia é curta, mas o que o grupo busca são novas experiências. “Temos em nossa excursão quatro engenheiros na área de meio ambiente, cinco produtores rurais e ainda o presidente nacional das Cooperativas Agrícolas e buscamos aprender mais sobre a comercialização dos produtos das pequenas empresas”, disse Loewe que é também Engenheira Ambiental Florestal.

Em Porto União, o destino da excursão, que foi pessoalmente acompanhada pelo vice-prefeito Anízio e secretário de agricultura, Élio Kaminski, foi a sede da Afruta, pousadas da região de Santa Cruz do Timbó e pequenas propriedades. Além da visita técnica, o grupo fez paradas estratégicas para conhecer o setor turístico da região.

Para o vice-prefeito a troca de experiências é muito positiva para todos e o interesse por conhecer Porto União é muito importante para o desenvolvimento da região.

“Tivemos a satisfação em acompanhar o grupo pelo interior do município e diante da nossa realidade, verificamos a importância de investir cada vez mais na área agrícola, já que há pessoas de várias cidades interessadas em conhecer os métodos utilizados aqui”, explicou Souza.