Porto União tem o primeiro Conseg Mirim de Santa Catarina

20 jovens receberam a posse oficial como membros do Conselho de Segurança Comunitária (Conseg) Mirim durante visita ao quartel da Polícia Militar de Porto União, na tarde de quinta-feira, 05. Eles são alunos, de 5ª a 8ª série, da Escola Municipal Frei Deodato, de São Miguel da Serra, interior de Porto União.

A reunião faz parte das atividades extracurriculares que envolverão os alunos durante todo o ano. Eles foram eleitos em cada turma para representar toda a comunidade.  Segundo o tenente-coronel Mario Renato Erzinger, comandante da Polícia Militar, esse é o primeiro Conseg Mirim de Santa Catarina. “Vocês estão fazendo história, já que tem a honra de serem os pioneiros com o Conseg entre os jovens”, destacou Erzinger durante a visita.

Após conhecerem todas as instalações do quartel e o funcionamento da segurança pública no município, os alunos participaram de uma aula cultural no Parque do Monge João Maria. Lá o supervisor de cultura, Ari Passos, contou um pouco sobre a história do local, que mistura guerra e fé.

O trabalho do Conseg Mirim só pode acontecer graças ao funcionamento do Conseg no distrito de São Miguel da Serra e Nova Galícia, já que a iniciativa deve partir dos membros de um conselho já existente. O objetivo desse projeto é levar cidadania às crianças e jovens do município, os privilegiados que integram o Conseg Mirim são disseminadores dos conhecimentos absorvidos durante as visitas.

Como explica a presidente do Conseg do distrito, Shirley Faerber, todo o mês os conselheiros estarão conhecendo um local que tenha ligação com segurança pública ou bem estar da população como Bombeiros, Polícia Civil, Prefeitura, entre outros. Os pontos turísticos também serão outro requisito de aprendizagem.

Acompanhando a turma estavam alguns membros do Conseg, professores e a Sargento Tatiane Wegrnen, que faz o trabalho direto da Polícia Militar com os alunos na comunidade. A parceria é também com a Prefeitura Municipal, que faz o transporte desses alunos.