Mais casas populares para Porto União

Quinze convênios foram assinados na tarde de terça-feira, 03, entre a Companhia de Habitação de Santa Catarina (Cohab/SC) e moradores de Porto União. A cerimônia ocorreu no gabinete do Prefeito Renato Stasiak, com a presença da Diretora Técnica da Cohab, Vera Schneider, do Secretário de Desenvolvimento Regional de Canoinhas, Edmilson Verka, Presidente da Câmara de Vereadores, Nilton Holovaty, e demais convidados.

O resultado é trabalho de parceria entre Cohab e Prefeitura, que indica quais as famílias que mais necessitam de auxílio para residência.  Desta vez são onze famílias na zona rural e quatro na urbana, que recebem o benefício. A construção de 28 casas no Loteamento Santa Inês, já está em fase final. Lá as casas estão sendo pagas com a contra-partida da Prefeitura em terreno adquirido pelo município.

As famílias que assinaram o contrato nesta tarde recebem 6 mil reais da Cohab, a fundo perdido, e ainda 3 mil em forma de financiamento, que deverão ser pagas em 72 parcelas com 6% de juro ao ano.  Mesmo tendo que construir por conta própria, todas as residências serão vistoriadas por um engenheiro da Prefeitura, que repassará o andamento da obra à direção da Cohab. A medida que a obra for acontecendo os recursos serão liberados. “É um trabalho conjunto, em parceria, que como eu digo: um prêmio que não vai passar duas vezes pela mesma família, quem souber aproveitar bem poderá fazer uma casa 10”, explicou a diretora Vera.

Para Stasiak, que deseja construir 300 casas durante seu novo mandato, é uma conquista. “Sabemos que todos precisam de um lugar para morar e assim, como vemos hoje, o sonho da casa própria é uma conquista de muita batalha de todo um grupo parceiro”, disse Stasiak. Ele finaliza: “É um processo lento, até vocês estarem com a chave nas mãos, mas a assinatura desses contratos é o primeiro passo, uma garantia de que logo esse sonho será realidade”.