Comissões voltam a discutir caso Sanepar

O caso da renovação do contrato com a Sanepar novamente veio a tona. Um dos principais motivos foi a falta de água em vários bairros, tanto de Porto União como de União da Vitória . Devido a isso os prefeitos Renato e Hussein Bakri e ainda as comissões dos dois municípios, que estudam o caso, reuniram-se com a imprensa na manhã de quinta-feira, 11, no gabinete da Prefeitura de Porto União para esclarecimentos.

Após o término do contrato, não houve a renovação. E por lei os municípios devem realizar uma licitação para contratar a empresa prestadora de serviços de água e esgoto, mesmo assim a Sanepar se recusa a deixar o trabalho. De acordo com o secretário de finanças da Prefeitura de União da Vitória, Fauzi Bakri, não há investimentos há 12 anos, o que tem gerado muitos transtornos principalmente no atendimento direto a população.

Antes de pensar na renovação do contrato as comissões encarregadas de estudar o caso priorizaram alguns itens e apresentaram a empresa, que se negou a atendê-los. No momento o Supremo Tribunal de Justiça analisa o mérito da causa, porém o prazo para um resultado tanto favorável aos municípios como para a Sanepar é indefinido. “Estamos preparados para assumir os serviços de abastecimento em caso emergencial, pois aí poderíamos licitar qualquer empresa, que poderia ser também a sanepar, mas que atendesse a todos os requisitos solicitados.”, afirmou Stasiak.

Quanto as reclamações atuais da falta do abastecimento de água os prefeitos já se adiantaram em tomar as posições necessárias para evitar a falta de água durante a época de final de ano, como aconteceu no ano passado. As comissões devem entrar ainda nesta semana com uma Medida Judicial Preventiva de 1ª instância na justiça a fim de barrar os possíveis prejuízos que a população venha ater com a falta de água. Com essa medida a Sanepar deverá pagar multa diária correspondente aos dias em que faltarem água.

Uma orientação unânime que os prefeitos e a comissão faz a população é de que todo o morador que se sentir lesado com problemas procure o Procon de seu município e formalizem a sua reclamação. Em Porto União, o Procon se localiza na Prefeitura, na parte térrea e o telefone é o 3523 7217. Já em União da Vitória, o escritório funciona no 2º andar da Prefeitura com o telefone 3523 1011 ramais: 253 e 241.