Enxurradas alertam Defesa Civil

Nesta quarta-feira, 29, o prefeito Renato Stasiak convocou uma reunião com os membros da Comissão da Defesa Civil para analisar a situação em que se encontra Porto União devido as constantes enxurradas.

Com a participação de vários representantes foi relatado sobre todos os problemas e possíveis ações a serem tomadas caso a chuva persista por mais dias na região. Segundo a leitura do monitoramento da Copel, às 14h, o nível do Rio Iguaçu estava em 4,62 metros chegando a uma precipitação acumulada de chuva de 38,8 mm desde o início de quarta-feira.  O nível de alerta é de 5,50 m.

Durante a reunião os representantes do 5º Bec Bld, do Corpo de Bombeiros, da Copel e da Polícia Militar se mostraram a disposição caso alguma ação seja tomada para buscar efetivos e equipamentos necessários.

As equipes do Departamento de Urbanismo bem como da Secretaria de Obras já trabalham com os atendimentos de urgência desde a semana passada, quando as fortes chuvas iniciaram. Mesmo assim alguns trabalhos estarão sendo realizados somente quando o tempo firmar como as melhorias nas estradas que foram prejudicadas.

No setor de agricultura a equipe está realizando vistorias e atendimento direto ao produtor rural. Até hoje os prejuízos na produção de milho chegam de 3 a 4% sendo que há também projeções de que a produção de leite seja prejudicada.

A área educacional se preocupa com a questão do transporte escolar que no interior sofre com as chuvas. As estradas ficam muito danificadas e os ônibus têm dificuldade de transitar. Nesse sentido há a solicitação do prefeito Renato com relação a redução no tráfego dos caminhões nos locais mais críticos.  “Pedimos aos produtores rurais e empresários que colaborem um pouco nesse período crítico de chuvas, evitando o trânsito de caminhões e maquinário pesados”, disse Stasiak.

A equipe de ação social tem conhecimento dos locais mais suscetíveis, principalmente a deslizamentos, por isso já saiu a campo juntamente com um engenheiro municipal para realizar as vistorias nos principais pontos.

“Além da preocupação inicial, no momento não há motivos para acionar a Defesa Civil”, afirmou o prefeito, que orientou mesmo assim que os integrantes da comissão permaneçam alerta 24 horas caso haja solicitação de alguma família. O telefone a disposição da população para auxílio é o da Secretaria de Obras: 3522 2503.