Eletrificação rural para mais 21 famílias

Foram 21 novos contratos assinados na sexta-feira, 17, no Centro Empresarial, entre produtores rurais de Porto União e a Celesc (Centrais Elétricas de santa Catarina). Além dos produtores, participaram da cerimônia o Prefeito Renato Stasiak, vereadores, secretários municipais e imprensa.

Os contratos assinados fazem parte do Programa Luz para Todos do Governo Federal em parceria com o estado. Onde a Celesc leva a iluminação para os moradores do interior sem custo nenhum ao solicitante. Segundo o gerente regional da Celesc, em Mafra, Gilberto Eggers, o investimento que a empresa faz é grande, por isso os projetos só vão em frente quando há realmente a necessidade da família.

“Só nestes três anos e meio que estamos a frente do executivo foram mais de 255 propriedades rurais beneficiadas com o programa. Isso é mais benefício, é mais qualidade de vida para os produtores”, explicou o prefeito Renato.

A novidade da energia elétrica atingiu somente um dos moradores que nunca teve luz dentro de casa. Trata-se de Carlito Silva, da Cabeceira da Barra Grande, que segundo ele diz se beneficiar da luz elétrica para “clarear dentro de casa”. “Vou instalar umas duas lâmpadas. Antes era só no lampião”, disse Silva.

“Hoje são poucas pessoas que nunca conheceram a luz elétrica, assim como o seu Silva, a cada reunião que fazemos o número de pessoas com essa realidade diminui significativamente e, para nós, isso é muito bom, pois significa que estamos alcançando nosso objetivo”, define Eggers.