Alemães trazem a Porto União cultura musical

A Prefeitura de Porto União ficou movimentada na tarde de segunda-feira, 13, com a visita do grupo Musikverein Trachtenkapelle Nussbach. O Conjunto Musical Típico de Sopro da Cidade de Nussbach, Alemanha, apresenta-se no Cine Ópera, na segunda-feira, e na terça-feira,14, estará no Distrito de Santa Cruz do Timbó.

O grupo é composto por 42 pessoas e foi fundado em 1893 para promover e preservar a cultura e as tradições, em especial, o trabalho, a arte e a técnica manual. O traje usado é o traje original dos carregadores e vendedores dos relógios cuco. O traje feminino é o mesmo usado pelas mulheres aos domingos. O grupo já viajou para várias partes do mundo, mas essa é a primeira vez que visitam a América do Sul. Porto União está no roteiro desse grupo que termina sua passagem pelo Brasil, participando da 25ª Oktoberfest.

O prefeito Renato Stasiak recebeu os integrantes do grupo e conversou com os integrantes do grupo alemão, com a ajuda de um tradutor. Stasiak contou quais os pontos turísticos principais do município, suas belezas naturais, festas típicas, ramo de desenvolvimento e demais questões. “Sejam bem-vindos a Porto União e aproveitem o pouco tempo que aqui permanecerão nessa semana e voltem quando quiserem”, disse Renato. O prefeito participa durante a noite da apresentação do grupo, que abre seu espetáculo fazendo uma homenagem ao Brasil, tocando o Hino Nacional.