Apresentação da Orquestra Show Porto União reabre Cine Ópera

A emoção marcou a noite de quarta-feira, 23, em Porto União. O motivo foi a reabertura do Cine Ópera com a apresentação da Orquestra Show Porto União. Foram quase duas horas de espetáculo unindo música, cultura e muitos aplausos.

A Orquestra Show Porto União, coordenada pelo Secretário de Cultura e Turismo, José Carlos Gonçalves, conta com 25 músicos voluntários, que ensaiam semanalmente. “Começamos a Orquestra em junho de 2013 e já fizemos algumas apresentações. Para a apresentação desta noite tivemos algumas dificuldades, pois muitos integrantes tiveram suas casas atingidas pela enchente, por isso tivemos que dar uma parada”, explica Gonçalves. “Mas estamos todos aqui firmes, trabalhando com a graça de Deus vamos superar as dificuldades e vamos fazer de Porto União a mais bela cidade do mundo novamente”, conclui.

O grupo conta com a participação de crianças, jovens e adultos que cantam e utilizam diversos instrumentos musicais, oferecendo um amplo e diversificado repertório. Músicas nacionais, internacionais, populares e clássicas marcaram a programação da noite, que contou também com a participação do Coral Amor Especial, da Apae de Porto União. Muitas homenagens foram realizadas no decorrer da noite, com o envolvimento de toda a equipe da Secretaria. Na tela, ao fundo da Orquestra, imagens destacavam o tema abordado pelas músicas.

Para o Vice-prefeito Aloisio Salvatti a programação apresentada durante a noite foi de grande valor cultural. “Eu tenho que parabenizar a Apae de Porto União, que fez uma bonita apresentação com o seu coral, aplaudido de pé, e que abrilhantou esse momento”, disse Salvatti. Para ele esse trabalho terá resultados ainda maiores, pois une muito mais que a cultura. “Porto União está ganhando com a integração entre cultura e turismo, valorizando o que temos de bom aqui no nosso município”, falou.

Com a presença de aproximadamente 800 pessoas, a plateia permaneceu do início ao fim do espetáculo, participando, aplaudindo e emocionando-se com as músicas e as palavras ditas pelos integrantes da Orquestra.

“Fiquei muito emocionado, pois estávamos há muito tempo recuperando esse espaço, que permanece por quatro anos em comodato para a Prefeitura”, explica o Prefeito Anízio de Souza, que marcou presença junto com a sua família.

Ele ainda enfatizou todo o empenho da equipe da Secretaria de Cultura e Turismo por ter concretizado o resultado que foi apreciado por todos os presentes. “Gostaria de parabenizar a toda a equipe que se dedicou e trabalhou durante muitos dias para que essa sala estivesse sendo entregue hoje”, afirmou Souza.  O espaço teve a restauração do forro, melhorias no piso com a colocação de antiderrapantes, melhorias na iluminação, no palco e a estrutura em geral ganhou reparos onde havia necessidade.

O local contou também com uma decoração especial. No hall de entrada e ao longo do palco foram apresentadas algumas telas confeccionadas por artistas locais, que deram um destaque a mais para o espetáculo, evidenciando a importância da cultura para a valorização do município.