Sinalização recebe reforço em Porto União

Com o tempo estável dessa semana, a equipe de sinalização viária do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Porto União efetivou serviços em diferentes pontos do município.

Algumas vagas especiais foram criadas para idosos e para pessoas com dificuldade de locomoção, seguindo o que determina o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a fim de garantir a acessibilidade de toda a população.

A equipe executava na manhã de quarta-feira, 16, a pintura da vaga para idoso em frente à prefeitura. “Essa vaga de idoso é mais uma que estamos fazendo na cidade, garantindo um direito que é de todo o cidadão”, afirma o coordenador do departamento Ivan Andrukiu.

O trabalho tem sido realizado durante o dia e às vezes a noite pela equipe, que executa além das pinturas dessas vagas, a pintura das outras vagas de estacionamento, faixas de pedestres e divisão de pista.  Nesses trabalhos menores o serviço é feito manualmente e nos trabalhos maiores a máquina de pintura entra em atividade. “Com esse equipamento garantimos mais agilidade no nosso trabalho, ganhamos muito mais tempo, assim podemos fazer mais pinturas”, destaca Andrukiu.

Outro assunto colocado pela equipe é sobre o respeito dos transeuntes. “Ainda há aquelas pessoas que não respeitam o nosso trabalho e acabam desviando os cones, que indicam a tinta molhada, estragando o trabalho. Às vezes temos que voltar e refazer, assim perdemos tempo e a prefeitura acaba gastando ainda mais dinheiro”, fala.  Mesmo assim muitas pessoas respeitam e tem elogiado bastante a maneira que a sinalização tem sido executada em todas as regiões da cidade.

Credencial para Estacionamento de vaga especial

Tanto a credencial para idoso como a de pessoas com dificuldade de locomoção pode ser obtida no Departamento Municipal de Trânsito, que fica na Rodoviária Municipal.

Basta levar cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência e, se tiver, a Carteira de Habilitação. Caso a solicitação seja para credencial de pessoas com dificuldade de locomoção, deve apresentar também um laudo médico.

A credencial é válida em todo o território nacional, mas deve ser emitida no local de origem, portanto em Porto União, somente são emitidas as credenciais para quem mora no município.