Formatura do Proerd movimenta escolas de Porto União

Nesta semana os policiais militares de Porto União, realizaram a entrega dos certificados de conclusão do curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), aos alunos das escolas do município. Neste ano as formaturas foram realizadas nas escolas do município entre os dias 07 e 11 de julho.

Na quinta-feira, 10, foi a vez dos alunos do Núcleo Educacional do São Bernardo do Campo receberem seus certificados. A diretora do Núcleo do São Bernardo, Leila Ruaro, afirma o quanto esse programa faz bem a cada uma das crianças. “O Proerd já acontece em Porto União há muitos anos, e eu sempre acompanhei, o quanto isso faz bem para as crianças. O tema (Sim à Vida e Não às Drogas) é muito importante e a maneira como os policiais trabalham faz com que eles esperem ansiosos o dia da aula do Proerd chegar”, explica Leila.

Um dos instrutores em Porto União, o policial Claudinei Kziozek, explicou que a mudança na forma do encerramento desse semestre foi pela situação do município. “Acabamos fazendo nas escolas devido a situação de toda a região. Ficamos felizes com o resultado que contou com a participação da comunidade, da escola. Demos uma atenção especial para cada turma”, disse Kziozek.

Segundo ele nesse primeiro semestre foram formados quase 300 alunos e no final do ano o número de crianças que receberam a capacitação será equivalente. “Fazemos esse trabalho, o soldado Grabarek e eu, em todas as escolas de Porto União com os alunos dos 5ºs anos. O programa é trabalhado desde 1999 em Porto União, então muita gente já recebeu todas as orientações necessárias”, explica Kziozek.

As formaturas desta semana aconteceram no Colégio Cosmos, Colégio Santos Anjos, Núcleo Educacional do Legru, Núcleo Educacional Hermínio Millis, Núcleo Educacional São Bernardo do Campo, EEB Coronel Cid Gonzaga. Na sexta encerram a programação com EEB Clementino Britto, Núcleo Educacional São Pedro do Timbó, Núcleo Educacional da Lança e EEB Germano Wagenfur.

O que é o Proerd?*

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (DARE), surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.

DARE é também o nome dado ao leão, símbolo do programa, que marca presença em todas as formaturas das crianças.

O Programa possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais PROERD no desenvolvimento das lições.

O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que imbuía de sua missão institucional, vem de uma sociedade mais saudável e feliz.

* http://www.proerdbrasil.com.br/