Reunião apresenta passos para Fórum Regional de Desenvolvimento

Realizado pelo Fiesc e Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), aconteceu em Porto União na manhã desta terça-feira, 01, a reunião inicial que apresentou os passos a serem seguidos para o Fórum Regional de Desenvolvimento.

Com o tema Competividade e Desenvolvimento para a Região Centro-norte de Santa Catarina, o encontro levou empresários, entidades, instituições de ensino e representantes do poder público para a criação do Fórum de Desenvolvimento Regional.

O evento contou com palestra do consultor da Fiesc, Paulo Tarso Guilhon, e do professor da Uniarp, Paulo Campos. O evento foi comandado pelo Vice-Presidente para Assuntos Regionais da Fiesc – Centro-Norte, Gilberto Seleme.

O fórum é um órgão técnico de articulação, orientação e integração regional na definição de diretrizes voltadas à competividade e ao desenvolvimento regional. Ele terá como objetivo construir uma agenda participativa para o desenvolvimento e competividade, desenvolver um plano de ação visando aglutinar as diversas iniciativas, projetos e propostas e promover a captação e aplicação de recursos e o desenvolvimento de estudos tecnológicos entre outros.

Segundo Seleme o evento em Porto União é uma sensibilização com lideranças da cidade para formar um Fórum de Desenvolvimento que será feito na região. “Vamos mostrar que precisamos nos unir e ter objetivos em comum, senão cada comunidade briga por uma causa e não é suficiente essa força. O objetivo será para a comunidade, serão concentrados os esforços na infraestrutura, na educação, logística ou saúde, vamos trazer números da região. Têm coisas que não adianta querer para uma cidade, temos que pensar na região. Um exemplo: não podemos ter um aeroporto regional em todo município. Temos que escolher um município e os outros apoiarem essa ideia. Nesse fórum estão as pessoas formadoras de opinião e que representam a população, nós vamos escutar os pedidos e vamos transmitir o que a Fiesc pode auxiliar nesses pleitos que serão levados para Florianópolis (governo do Estado) ou para Brasília (governo federal). Aqui será a semente sendo plantada para podermos colher no futuro”, explicou.

O Vice-Prefeito Aloísio Salvatti destacou esse primeiro passo de discussões para o desenvolvimento regional. “É muito interessante para sensibilizar a comunidade de Porto União e região. A semente que está sendo plantada hoje é importante, pois estão unidos com universidades, poder público e indústria. Não podemos pensar que esse fórum irá trazer um resultado imediato, pois tem que se pensar em desenvolvimento regional em médio e longo prazo. Nos só temos a ganhar com esse projeto”, disse.

“A prefeitura agradece a Fiesc e Uniarp pela iniciativa e com certeza é um projeto interessante. Gostaria que a classe empresarial e política abraçassem essa ideia e encampassem esse projeto, muito importante para a nossa região”, falou o Prefeito Anízio de Souza.