Inflação dificulta andamento de algumas obras

O Prefeito Eliseu Mibach, em entrevista, explicou os motivos pelos quais algumas obras no município estão demorando mais do que o previsto. A inflação, já sentida pela grande maioria da população, é a grande vilã.

Eliseu explicou que nos processos licitatórios são definidos os valores que serão empenhados em cada etapa das obras. Com a inflação, os contratos ficam defasados. Por isso algumas empresas contratadas abandonam os serviços e outras sequer aparecem para novos processos licitatórios, temendo a instabilidade.

É por isso que obras como o Posto de Saúde do bairro São Francisco, por exemplo, estão demorando tanto para serem concluídas. Além da alta dos materiais, a legislação que determina a forma como são contratados os serviços também tornam o processo de contratação de empresas ainda mais demorado “no serviço público, tudo é mais complicado”, explicou Eliseu.

Outras obras como a reforma do prédio da prefeitura, a construção do ginásio de esportes do Bairro São Pedro e salas de aula nos bairros Bela Vista e Área Industrial, sequer tiveram empresas interessadas no processo licitatório.

Mesmo assim o prefeito explica que tem dinheiro em caixa e que muitos projetos estão prontos aguardando a definição das empresas para terem as obras iniciadas e pede a compreensão da população.