Porto União é destaque no Salão do Artesanato em Brasília

Mais uma vez o município ganha destaque estadual e nacional pelo que tem de melhor,dessa vez pelo seu artesanato. Nos dias 27 a 31 de outubro, acontece em Brasília o 14°Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, evento que conta com a participação de artesãos de todo o país.

O Programa do Artesanato Brasileiro – PAB reserva estandes para as representações de cada estado do país, e o Núcleo de Artesãos de Pêssanka de Porto União será um dos 6 representantes do artesanato catarinense no evento, sendo selecionado através de edital lançado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável em parceria com a Coordenação Estadual do Artesanato.

Neste ano, o Núcleo de Artesãos de Pêssanka promoveu a formalização de seus integrantes, com a emissão da carteira nacional de artesão, a partir disso a coordenação estadual convidou o grupo a se inscrever no edital, reconhecendo como sendo um trabalho representativo e de qualidade. Com o produto formatado ao consumidor final, com suportes e embalagens personalizados, pela qualidade do trabalho e capacidade produtiva de atender convites para feiras e eventos culturais a qualquer época do ano, o grupo vem se tornando referência nesta arte, sendo a participação no Salão do Artesanato a porta de entrada no mercado nacional. O PAB SC oferece gratuitamente o estande para os artesãos e o transporte do material de Florianópolis até o local do evento, porém cada um é responsável por suas despesas (transporte, alimentação, hospedagem).

A Prefeitura ofereceu apoio logístico para encaminhar o material até o ponto de entrega, de forma a apoiar os artesãos que estão levando o nome de Porto União ao cenário nacional.

Texto de Dinarte Guedes, integrante do Núcleo de Artesãos de Pêssanka.