Plano Municipal de Turismo é validado

Na última semana aconteceu a validação do 6º Seminário do Plano Municipal de Turismo pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto União em parceria com o SENAC.

O Plano Municipal de Turismo é um documento que reúne os princípios orientadores para o desenvolvimento da atividade turística no município. Tem como objetivo estabelecer diretrizes para a condução da atividade turística na cidade de Porto União, de forma compartilhada, respeitando a competência de cada órgão e entidade.

O planejamento foi elaborado para os próximos 10 anos e pode sofrer frequentes inclusões e alterações, mas nunca exclusões.

No início dos trabalhos, foram levantadas todas as possibilidades do desenvolvimento do turismo em Porto União. As etapas foram divididas em seminários orientados pelo SENAC. Foram levantados os espaços, associações, ONGs, empresas e a infraestrutura do município e elencadas as ações dentro do desenvolvimento e melhoria do Turismo de forma a estabelecer metas e prazos a serem cumpridos.

Como exemplo, a Secretária de Cultura e Turismo Alice Schnornberger usa o nosso xixo. Segundo Alice, “não existe outro lugar que se corte, tempere e asse a carne da forma como fazemos o nosso tradicional xixo”. Além disso, em lugar nenhum do mundo se pode pescar lambari durante o ano todo como aqui. Nossas pêssankas e o saber contar as histórias do Monge João Maria fazem parte dos nossos diferenciais assim como o Complexo Turístico Morro da Cruz.

Para a elaboração do Plano Municipal de Turismo, foi preciso reunir membros do Conselho Municipal do Turismo e demais representantes de segmentos como cicloturismo, caminhadas, esportes radicais, pousadas, institutos, organizações não governamentais, cavalgadas, poder legislativo, motocross entre outros.

Além de nortear as ações do poder público para os próximos 10 anos e explicitar perspectivas para o turismo em Porto União, o Plano Municipal de Turismo é de suma importância para quem depende de crédito para investimento.

Hoje o Ministério do Turismo vinculou todo financiamento pelo FUNGETUR, além de projetos e editais para administração pública e privada na área do turismo, ao Plano Municipal de Turismo. Ou seja, se o município não estiver em dia, o prejudicado pode ser o empreendedor.

Alice ainda explicou que, com base no detalhamento de todas as atividades desenvolvidas e pretensões dos interessados, “foi possível descobrir ainda mais potenciais no turismo de Porto União e se consolidou que nosso é o de natureza”.

O lançamento do Plano Municipal de Turismo será no dia 14 de agosto com a participação da FECOMÉRCIO e do SENAC de Santa Catarina.