O departamento de fiscalização da Prefeitura Municipal de Porto União esteve autuando estabelecimentos comerciais e encerrando festas domiciliares. Desde sexta-feira, dia 21 está valendo o Decreto nº1223 de 20 de maio que determina, entre outras normativas, a proibição de comercialização de bebidas alcoólicas depois das 20 horas.

Os estabelecimentos comerciais que descumpriram o decreto foram notificados e denúncias de aglomerações em propriedades particulares foram averiguadas.

Na noite de sexta-feira, dia 21, cinco estabelecimentos foram fechados sendo eles nos bairros Bela Vista, Monte Líbano, Centro e Santa Rosa. Também foram encerradas três festas sendo duas no bairro São Francisco e uma no bairro Bela Vista. A Polícia Militar não pôde dar o suporte para a ação quando acionada.

Já no sábado, dia 22, foram quatro notificações em estabelecimentos comerciais no bairro Santa Rosa, Conjunto Porto União e Centro. Também foram encerradas seis festas domiciliares em São Miguel da Serra, Monte Líbano, Área Industrial, Vice King e São Pedro.

No domingo, dia 23, uma notificação foi feita em estabelecimento comercial no Bairro São Francisco e uma festa clandestina foi encerrada no bairro São Pedro. No domingo foi possível contar com o apoio da Polícia Militar.

Além da fiscalização dos estabelecimentos comerciais e das aglomerações em ambientes particulares, outras medidas para tentar frear o contágio pelo novo Coronavírus estão sendo adotadas como a interdição de espaços públicos do tipo parquinhos e academias ao ar livre. Isso porque não é possível manter esses aparelhos e brinquedos higienizados e, mesmo sendo ao ar livre, promovem aglomeração.

O decreto segue em vigência por tempo indeterminado e a administração municipal faz um apelo pela conscientização da população para tentar diminuir o número de casos ativos que hoje somam 520.