CARTA ABERTA DO PREFEITO ELISEU MIBACH AOS EMPRESÁRIOS E MUNÍCIPES DE PORTO UNIÃO.

Ilustríssimos Empresários.

Caros Munícipes

Tenho acompanhado vários textos encaminhados nos grupos de WhatsApp sob o título de “Carta Aberta aos Governadores e Prefeitos” manifestando-se contrários as medidas e providências adotadas ao enfrentamento da COVID-19, principalmente no que se refere as restrições ao desempenho das atividades empresariais.

Em que pese meritória as assertivas que justificam as referidas ações tem-se a informar que o município de Porto União, até o presente momento, NÃO editou e não pretende editar qualquer ato restritivo à atividade empresarial.

Entretanto precisamos lembrar que a pandemia não acabou!

Embora todo esforço que vem sendo realizado, números atualizados mostram um crescente aumento de novos casos o que acaba sobrecarregando o sistema de saúde em todas as suas esferas.

Desde o início da pandemia temos tratado o assunto com austeridade, implantada por uma equipe comprometida com a saúde sem perder o diálogo com o empresariado que detém a força motriz da economia local.

Otimizamos recursos financeiros e humanos, conseguindo até aqui, dar continuidade às políticas públicas em andamento, aos investimentos programados, e ainda assim possuímos reserva de recursos para utilização na saúde de forma a melhor atender a nossa população.

Neste momento, a única saída que dispomos é a imunização e a conscientização da população.

No que se refere à imunização, o Município, até o presente momento está atuando com duas frentes visando à aquisição de vacinas para toda a população de Porto União de forma complementar ao plano nacional e estadual de imunização.

A primeira delas diz respeito à aquisição de vacinas através da FECAM (Federação Catarinense dos Municípios) sendo que no dia 10 de março de 2021 o município já formalizou a intenção de compra (Letter of Intention-LOI) de 35 mil doses da vacina da marca “Sputinik V”, estando aguardando a confirmação do laboratório sobre o aceite da proposta comercial, para, na sequência, no prazo de 15 dias úteis, encaminhar as doses.

A outra forma de aquisição das vacinas está sendo realizada através do consórcio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), através do qual, o Município já apresentou além da intenção de compra das doses, o protocolo de intenções devidamente aprovado pela Lei Municipal n.º 015/2021.

Agindo desta forma, o Município está, de todas as maneiras possíveis dando um passo à frente na aquisição das doses de vacinas para a população.

Por outro lado, até que seja possível a imunização de todos os munícipes precisamos reiterar à população dos cuidados necessários para evitar a disseminação do vírus em nossa cidade.

Novamente precisamos pedir à toda população que faça sua parte observando os cuidados básicos de higiene lavando as mãos, utilizando álcool gel, máscaras e principalmente mantendo o distanciamento social evitando-se assim, o colapso do sistema de saúde.

Como dito outrora, estamos a um passo da imunização mas também estamos a um passo do colapso do sistema de saúde. Como resolver isso? Cada um fazendo sua parte.

Sabemos da importância de cada pessoa desempenhar o seu trabalho para prover o seu sustento e de sua família mas também convém alertar a população que ao município cabe cumprir com as determinações emanadas pelo governo estadual.

Não pretendemos tomar medidas mais enérgicas mas precisamos urgentemente do apoio da população.

O momento que estamos passando sem dúvida alguma é difícil. Entretanto, precisamos trabalhar juntos, de mãos dadas com o povo e empresários para que este momento crucial dure o mínimo possível.

Atenciosamente,

Eliseu Mibach