Molimel recebe Selo de Denominação de Origem

Na sexta-feira a Molimel recebeu o selo de Denominação de Origem pelo Mel de Melato da Bracatinga, exclusividade da região do planalto sulbrasileiro.

Em um esforço coletivo que envolveu diversas entidades como Universidade Federal de Santa Catarina, CIDASC, SENAR, Breyer entre outros, a Cooperativa de Apicultores Molimel, da comunidade Maquinista Molina recebeu a certificação de Identidade Regional, ou seja, a certificação de que seu mel é exclusivo, único e com características que só podem ser obtidas em uma determinada região, tornando o produto diferenciado.

Dentre os presentes, seu Antônio Ribeiro falou em nome de todos os associados contando a trajetória da cooperativa, as dificuldades encontradas e o quanto esse selo representa para a comunidade.

O selo abre diversas oportunidades para novos negócios incluindo o turismo. Estiveram presentes no evento diversos associados e representantes de todas as entidades envolvidas inclusive da Administração Municipal como o Vice Prefeito Erico Rosenscheg, Secretário de Administração Ruan Guilherme Wolf, Secretária de Cultura e Turismo Alice Schnornberger e o Presidente da Câmara de Vereadores Paulo Kovalski.

O Mel de Melato de Bracatinga é produzido a partir da interação entre a cochonilha, abelhas e bracatingas, ou seja, o melato produzido pelas cochonilhas instaladas nas bracatingas é coletado pelas abelhas e transformado em um tipo de mel único.

Para garantir a continuidade da produção e a qualidade do mel, a Universidade Federal de Santa Catarina, por meio Núcleo de Estudos das Abelhas, com a Doutora Marcia Regina Faita, acompanham o processo de dispersão de cochonilhas nas bracatingas, técnica que garante a expansão da área de produção do mel de melato. Dessa forma há alimento suficiente para as abelhas mesmo nos períodos mais frios e a continuidade da produção, permitindo ao apicultor o melhor planejamento e ao consumidor a garantia de qualidade.